julho 04, 2015

[Curiosidade] Os 150 anos de Alice

Alice's Adventures in Wonderland, frequentemente abreviado para Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas) é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de Julho de 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll.
Sinopse: Quando decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado, Alice, caiu em um enorme buraco. Só mais tarde descobriu que aquele era o caminho para o País das Maravilhas, um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas, como o Gato, o Chapeleiro e a Rainha de Copas - e que lhe apresentam diversos enigmas. (Fonte: Skoob)
A história de Alice no País das Maravilhas originou-se em 4 de Julho de 1862, quando Dodgson fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com sua amiga Alice Pleasance Liddell (com 10 anos na época) e as suas duas irmãs, sendo as três filhas do reitor da Christ Church. Ele começou a contar uma história, que deu origem à atual, sobre uma menina chamada Alice que ia parar a um mundo fantástico após cair numa toca de um coelho. A Alice da vida real gostou tanto da história que pediu que Dodgson a escrevesse.

Atendendo ao pedido e em 1864 a surpreendeu com um manuscrito chamado Alice's Adventures Underground (As Aventuras de Alice Embaixo da Terra). Mais tarde decidiu publicar o livro e mudou a versão original, aumentando de 18 mil palavras para 35 mil, acrescentando as cenas do Gato de Cheshire e do Chapeleiro.

Deste modo, a 4 de Julho de 1865 (precisamente três anos após a viagem), a história de Dodgson foi publicada na forma como é conhecida hoje, com ilustrações de John Tenniel. Porém a tiragem inicial de dois mil exemplares foi removida das prateleiras devido a reclamações do ilustrador sobre a qualidade da impressão. A segunda tiragem, ostentando a data de 1866, ainda que tenha sido impressa em Dezembro de 1865, esgotou-se nas vendas rapidamente, tornando-se um grande sucesso, tendo sido lida por Oscar Wilde e pela rainha Vitória e traduzida para mais de 50 línguas.

Sobre o autor:

Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carroll (Daresbury, 27 de janeiro de 1832 — Guildford, 14 de Janeiro de 1898), foi um romancista, contista, fabulista, poeta, desenhista, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico. Lecionava matemática no Christ College, em Oxford. É autor do clássico livro Alice no País das Maravilhas, além de outros poemas escritos em estilo nonsense ao longo de sua carreira literária, que são considerados políticos, em função das fusões e da disposição espacial das palavras, como precursores da poesia de vanguarda.
Desde criança, Lewis Carroll recebeu de seu pai uma educação religiosa, pois tencionava vê-lo seguir essa carreira. Ele desviou-se de vez da carreira sonhada pelo pai em Janeiro de 1851, quando ingressou na Universidade de Oxford. Durante o tempo em que estudou na Universidade de Oxford, ele sempre se mostrou bastante interessado e esforçado, tanto que chegou a ganhar uma medalha de honra ao mérito. Devido ao seu desempenho como matemático, ao acabar o seu curso, foi convidado pela universidade para trabalhar lá como professor de matemática

Carroll era apaixonado por vários tipos de jogos, tanto que inventou um grande número de enigmas, jogos matemáticos e de lógica; gostava de teatro e era frequentador de ópera, e manteve uma amizade por toda a vida com a atriz Ellen Terry.

Adaptações:

O livro inspirou várias adaptações cinematográficas e televisivas:
  • Alice in Wonderland (1903) - O filme mudo dirigido por Cecil Hepworth e Percy Stow caiu em domínio público e está disponível na íntegra pela internet.
  • Alice in Wonderland (filme de 1949), filme stop motion com animação dirigido por Lou Bunin.
  • Alice in Wonderland (1951), filme de animação tradicional da Walt Disney Animation Studios, que na realidade mescla partes da história de "Alice no País das Maravilhas" com a sequência, "Alice através do Espelho".
  • Alice in Wonderland (or What’s a Nice Kid Like You Doing in a Place Like This?), filme para televisão de 1966 da Hanna-Barbera.
  • Fushigi no Kuni no Alice, anime da Nippon Animation de 1983.
  • Alice in Wonderland (1985), filme para televisão. (meu favorito :D)
  • Alice in Wonderland (filme de 1999), filme para televisão.
  • Sesame Street: Abby in Wonderland (filme de 2008).
  • Alice in Wonderland (2010) Filme dirigido por Tim Burton.
  • Once Upon A Time In Wonderland - Série do canal ABC onde Alice cresce e é internada em um hospício por afirmar que foi a um lugar estranho (País das Maravilhas), sendo depois salva pelo Valete de Copas e pelo Coelho Branco - dos mesmos criadores de Once Upon A Time.
Fontes utilizadas:
Quem aqui é fã dessa história? Acho que é uma das minhas histórias fantásticas preferidas! Junto com ela "As Crônicas de Narnia" e "Harry Potter" andam de mãos dadas! :)

30 comentários:

  1. Sou muito fã de contos de fadas. A Alice é uma dos enredos mais complexos que existe, aberto a infinitas interpretações.

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu também sou fãs de histórias como a da Alice! :)

      Excluir
  2. Algumas dessas informações para mim são novas, outras eu já sabia. Boa parte das adaptações eu desconhecia e pretendo ler uma versão mais completa do livro para poder ver Once Upon A Time In Wonderland e não ficar perdida!

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu também me surpreendi com coisas novas, como o fato da primeira edição ter sido recolhida porque o ilustrador não gostou.
      Eu ainda não assisti Alice em OUATW.

      Beijusss;

      Excluir
  3. OI HELAININHAAA
    voce começou a postagem já pensei na OUAT in Wonderland, que eu comecei a assistir e apesar de achar uma leve brisa, achei interessante e preciso terminar de assistir, apesar de saber que a serie foi cancelada hehehehe
    quero a edição da cia das letras :333 ai Deus
    adorei os 150 anos da Alice e tanta coisa assim!!
    meninaaa eu tb li o livro da raquel rapidinho assim hehehe
    Um beijo
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm!! :D
      Eu não assisti a série até hoje. Fico na vontade, mas tenho que colocar OUAT em dia primeiro. Estou no 12º episódio da 4 temporada até hoje.
      Também amei!!!

      Beijusss;

      Excluir
  4. Olá,
    Eu ADORO Alice, apesar de não ter chegado a ler o livro, vi algumas adaptações, que são muitas, e gosto muito da história. Há um tempo atrás fiz um post parecido sobre o conto. Muito bom!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! ^^
      Eu também amo a história!! Eu já li, assisti e acho que até já joguei um joguinho para Pc com o tema da personagem! Amo muito! Obrigada!

      Beijusss;

      Excluir
  5. A Alice é um mundo extraordinário, um livro apaixonante. Confesso que sou um grande fã da história, só de pensar que já passaram 150 deste clássico. Fabuloso!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu também sou muito fã dessa história e confesso que acho extraordinário Lewis Carrol a ter escrito quando tão poucos reinos fantásticos haviam sido explorados.

      Abraços;

      Excluir
  6. Que postagem mais interessante, não sabia dessas curiosidades sobre a origem/inspiração do autor para criação da história, além do processo de escrita e lançamento.
    Já li o livro e achei bem interessante, mas com trechos bem loucos como o da lagarta =/ mas enfim com certeza é um clássico que deveria ser lido por todos os amantes da leitura.
    Já vi alguns filmes e alguns episódios dessa série e achei bem criativo. Enfim amei as informações reunidas por vc aqui. Parabéns pela ideia =)

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Lewis Carroll foi realmente incrível criando toda essa história.
      Eu amo essa loucura toda! E à vezes nem acho tão louco assim! :D
      Muito obrigada! :D

      Beijusss;

      Excluir
  7. Olaaa
    Eu gosto muito de Alice e toda a ideia do autor, vou ver se releio o livro pois faz tempo que li. Um ótimo post.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu amo essa história também!! :D
      Muito obrigada!

      Beijusss;

      Excluir
  8. 150 anos e Alice não para de conquistar mais e mais fãs: AMO.
    Já li e reli o livro, já assisti as inúmeras adaptações e sempre me encanto.
    Como sou fã de Johnny Deep e Tim Burton essa é minha adaptação preferida.
    Só não me rendi a OUT.
    Post excelente, adorei saber como surgiu Alice.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Também AMO!!
      Até hoje ainda não assisti OUAT também ainda mais sabendo que foi cancelada não me animei.
      Muito obrigada! :D

      Beijusss;

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?

    Que curiosidades mais interessantes. Eu não sabia simplesmente nada sobre a Alice antes de ler seu post. Gostei muito e agora me sinto mais informada também.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Tudo bem, e você?
      Fico feliz que você tenha gostado!

      Beijusss;

      Excluir
  10. Oi Helaina, tudo bom?
    Acredita que nunca li nenhum dos livros lançados sobre a Alice? Nunca compreendi o simbolismo dessa personagem, mas entendo sua importância. Gostei do seu post por falar de coisas que eu desconhecia. Espero um dia conhecer o universo da Alice.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! ^^
      Tudo bem! E você??
      Deve ser porque fantasia não é muito sua praia, mas epero que um dia você leia e goste bastante! :D

      Beijusss;

      Excluir
  11. OI! Alice é uma das minhas personagens favoritas, desde criança sou fascinada pelo encanto de seu universo e ainda hoje não resisto se surge uma nova adaptação.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu também sempre fui encantada por ela! :D
      E não resisto a cada nova adaptação também não!

      Beijusss;

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Acho a história de Alice fascinante, assim como as várias lendas que existem por trás da origem, e essa origem foi na verdade bem simples. Apenas o autor agradando uma pequena amiga, rs.
    Das adaptações, minha favorita é a de Tim Burton, justamente por brincar com algumas referências e insinuações, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! ^^
      Tudo bem, e você??
      Verdade! Às vezes as coisas mais fantásticas nascem da forma mais simples.
      Gosto bastante dessa do Tim, mas sou apaixonada pela da BBC de 1985! :)

      Beijussss;

      Excluir
  13. Existe alguma história com mais adaptações cinematográficas que essa? ahahaha
    Adorei saber como a história começou! A Alice de verdade deveria ter recebido parte das vendas por te-lo incentivado a publicar ahahahah
    Eu já encenei essa história, mas nunca li o livro. Da para acreditar? Preciso correr atrás disso rs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não, né!!
      Com certeza!! Hahahaha....
      Corre lá pra ler então!!

      Beijusss;

      Excluir
  14. Apesar de adorar a história e ter morrido de amores com o desenho da Disney, até hoje não li o original. Não sabia que existiu uma Alice de verdade e muito menos que Lewis Carroll era matemático. Adorei o post!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! ^^
      Fico feliz que você tenha gostado!
      Espero que um dia leia o livro e goste tanto quanto eu! :D

      Beijusss;

      Excluir
  15. Aaahhh eu adoro Alice. Apesar de não ser i meu clássico preferido. Acho a história muito profunda w bonita. É uma leitura obrigatória.

    Beijos
    Kel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu também sou apaixonada pela história!
      Com certeza!!

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.