agosto 10, 2014

[Resenha] Peter Pan


O único contato que eu tive com o menino que não queria crescer foi pelo filme da Disney, mas depois de ler o livro com a história original, fazer uma viagem para a Terra do Nunca na companhia de Peter Pan deixou de ser tão convidativo.
“Todas as crianças crescem,
menos uma”.

Sinopse: Um dos mais populares clássicos infantis, Peter Pan é uma história que, como Alice no País das Maravilhas, une gerações, contagiando também adultos com sua energia, imaginação e um enredo que permite diversos níveis de interpretação. Como pó de fada, há cem anos esse livro transporta os leitores para um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca - Peter Pan, os meninos perdidos, Sininho, crocodilos, sereias, o Capitão Gancho e seus piratas... Essa tradução do texto integral da obra de J.M. Barrie transporta crianças e adultos para um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca - Peter Pan, os meninos perdidos, Sininho, o Capitão Gancho e seus piratas... [Fonte: Editora Zahar]
Esse livro me marcou. Diferente das Crônicas de Nárnia, Harry Potter ou mesmo Alice no País das Maravilhas/Através do Espelho, perdi a vontade de seguir Peter Pan para a Terra do Nunca. Tudo lá parece uma grande brincadeira. Para ele. Os meninos perdidos seguem suas ordens apenas porque contrariá-lo não parece ser uma boa ideia.
“A diferença de Peter para os outros meninos em momentos como aquele é que eles sabiam que aquilo era faz de conta, enquanto para Peter faz de conta e realidade eram exatamente a mesma coisa. Isso as vezes perturbava os meninos, como quando eles tinham que fazer de conta que já tinham jantado. Se parassem a brincadeira no meio, Peter dava palmadas nas mãos deles.”
Valeu à pena ler esse livro. Conhecer melhor os Darling e seu comportamento excêntrico na tentativa de, com pouco dinheiro, manter as aparências perante a sociedade. Saber como e por qual motivo Peter foi até a casa dos Darling na noite em que ele acabou voltando para a Terra do Nunca acompanhado por Wendy, Miguel e, João e como realmente foi essa viagem.

Foi legal também descobrir como nascem as fadas e porque existem apenas meninos perdidos e não meninas. Achei muito criativa a explicação. E comecei a me interessar muito pela história do Capitão Gancho. Tem muita coisa sobre ele e seu passado que não foram explicadas na história. Agora é deixar com a criatividade dos produtores de Once Upon a Time.
"Os bons modos! Por mais que Gancho houvesse degenerado, ele ainda sabia que eles são a única coisa que realmente importa."
Eu recomendo a leitura desse livro. É rápido e cheio de ação e nos conta bem mais do que o filme da Disney!

Peter Pan
Autor: J. M. Barrie
Tradução: Julia Romeu
Páginas: 256
Editora: Zahar
Ano: 2014
Link do livro no Skoob: Peter Pan

Quem já leu? Quem vai ler?
Ah, e do banner novo para resenhas? Vocês gostaram?

14 comentários:

  1. Olá! Eu também só conhecia o Peter Pan do filme da Disney e agora fiquei curiosa para saber desse lado não tão positivo do menino que não queria crescer. "Once Upon A Time" já me mostrou que o Pan pode ser bem sombrio rs Beijos, adorei a postagem!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Pois é. Eu não fazia ideia desse lado até ler o livro. Pois é. Eu achei que os criadores de OUAT estavam criando uma história alternativa e nova, mas na verdade eles estavam baseando no livro original onde o Pan não é assim tão legal com os meninos perdidos. Achei ele meio tirano. Como em OUAT.

      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijusss;

      Excluir
  2. Amei essa resenha, porque eu amo a história do Peter Pan e eu assisti Once Upon A Time onde mostra um lado negro dele e eu adoraria conhecer melhor! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Fico feliz que você tenha gostado!
      Lá em OUAT foi o primeiro lugar onde eu vi esse lado mais malvado do Peter. Quem eu queria conhecer melhor nessa história é o Capitão Gancho. O livro falou pouco delem nas deu para perceber que há uma história bem complexa por traz desse pirata!

      Beijussss;

      Excluir
  3. Oi flor,
    Gosto muito da história do Peter Pan apesar de não ser uma das minhas favoritas da Disney. Interessante esse livro parece ter um pouco mais sobre a mesma, porém estou com tanta coisa para fazer no momento que acho dificil ter um momento para reler algo assim.
    Bjs
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel;
      Eu me surpreendi lendo esse livro. A história da Disney omitiu muita coisa da original para as coisas ficarem um pouco mais fofas!
      Quando tiver oportunidade leia! Você vai se surpreender!

      Beijusss;

      Excluir
  4. Eu só conheço o Peter Pan pelo filme. Nunca li um livro sobre ele e ainda não me lembro muito bem da história. :( Mas lembro da Sinho. É nesta história né? Hahahahahaha. Você colocou que sim. Mas estou vendo Unce Upon a Time!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu também só conhecia pelo filme e adorei conhecer a história dele.
      Sim. sim! A ciumenta Sininho que quer a Wendy o mais longe possível de Peter.
      Gostei de ver os personagens na série também.

      Beijussss;

      Excluir
  5. AAAAAH esse é aquele livro daquele box que brilha no escuro?? Acho que o Gancho conhecemos mais por OUAT do que pelo livro em si - adoro aquele Hook da série, quem não?
    Deu vontade de ler, Helaina, e QUE ISSO, PETER PAN É UM REBELDE que nem a serie ou foi só impressão? Ele manda os meninos fazerem e eles simplesmente tem que obedecer pra nao contrariar???
    Vai vir na bienal, aliás?
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm;
      Infelizmente não. É capa dura, mas modelo simples. Edição de bolso.
      Sim. No livro senti que havia uma história bem complexa por trás dele. Pra falar verdade estou doida pra conhecer o passado do Killian Jones em OUAT!
      Sim! Ele quer que tudo seja do jeito dele e apenas assim.
      Ele tem uma inocência infantil, mas é bem mandão também.

      Infelizmente não vai ser dessa vez...
      Beijusss;

      Excluir
  6. Só conheço o filme, deve ser incrível saber mais sobre o Peter Pan, quero ler!
    Adorei a dica!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu também só conhecia pelo filme!
      Adorei ler!
      De nada!

      Beijusss;

      Excluir
  7. ps: marquei a estrada da noite pelo skoob justamente porque eu tinha gostado da sua resenha acredita? kkk vamos ver se eu acabo comprando na bienal ou numa promoção do submarino kkk
    agora esse a maldição de long lanking nunca tinha ouvido falar :o
    interessante interessante
    obrigada, fofa!
    Um beijão
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga ler e goste! Mas se prepare. O início é meio lento. Mas quando os personagens principais caem na estrada fica muito bom! Me lembrou até a série Sobrenatural, mas nesse caso só temos 1 boy.
      Eu vi a capa desse livro faz tempo e me interessei por ele. Outro dia o encontrei por acaso em promoção em uma livraria e comprei!
      De nada!
      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.