novembro 21, 2013

[Sessão Pipoca] Jogos Vorazes - Em Chamas

Não vou mentir dizendo que eu estava me descabelando para assistir ao filme, mas desde que saí do cinema quando vi Jogos Vorazes, e devorei os 3 livros, esperava com um pouco de ansiedade, para assistir à continuação.
Sinopse: Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "Jogos Vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem. (Fonte: AdoroCinema).
Katniss e Peeta
O filme começa com a turnê dos vitoriosos. Katniss Everdeen e Peeta Mellark precisam viajar pelos distritos transmitindo a validade dos Jogos Vorazes. O presidente Snow quer muito distrair o povo com a fantasia de que ela e Peeta são um “casal desfortunado” que quase cometeu duplo suicídio no fim dos jogos diante a ideia de um ficar sem o outro e por isso a Capital os deixou vivos quando o certo seria haver apenas um vitorioso. O problema é que isso ascendeu uma fagulha em meio à população tão oprimida e uma revolução está para começar.

Katniss e sua irmã,
Primrose "Prim" Everdeen
O clima de tensão é constante. Katniss está completamente acuada com as ameaças à sua irmã e sua mãe e também à Gale, seu amigo de infância, principalmente depois que o presidente Snow, com uma câmera espiã, vê os dois juntos. Ele exige que Katniss o convença do romance que tem com Peeta, ou as coisas vão ficar piores. Somado a isso, conhecemos mais a realidade igualmente miserável dos outros distritos de Panem além do de número 12 onde vivem Peeta e Katniss, e a crueldade dos pacificadores para conter qualquer um que seja contra a Capital. 

Katniss, Effie e Peeta 
Ao final da turnê eles chegam à Capital, onde todos estão alheios ao sofrimento dos distritos e vivem esbanjando todos os recursos que tem como no primeiro livro/filme.

O casal Katniss e Peeta não está servindo para acalmar os ânimos e como medida desesperada, o presidente Snow, por sugestão de Plutarch, novo idealizador dos Jogos, tira uma carta da manga. 

Presidente Coriolanus Snow
Como a próxima edição dos jogos será a 75ª é o ano do Massacre Quaternário, realizado a cada 25 anos de torneio e a ocasião pede algo especial. Dessa vez, antigos vitoriosos são levados de volta à arena. Um casal de cada distrito. Como Katniss é a única vencedora do distrito 12, Snow vê aí a chance de eliminá-la ou pelo menos fazer com que o povo a veja como uma assassina e deixe de apoiá-la. Para mim, levar os vitoriosos de volta à arena foi um “tiro no pé”. Desfazer o acordo de uma vida tranquila, promessa feita a cada competidor, e levá-los de volta para a batalha, só incendiou ainda mais a ideia de uma revolução. A vitoriosa Johanna Mason deixou isso bem claro.

"Quando eu ganhei esses jogos, falaram que iam me deixar em paz, mas agora vocês querem me matar de novo então fbtuf-se vocês!"
Reality shows de confinamento me dão medo. Eu falei isso quando escrevia resenha do primeiro filme (ler resenha) e continuo com o mesmo medo da época. De que algo semelhante aos Jogos Vorazes possa virar realidade. Quem não pensou em uma pessoa, ou um grupo de pessoas, talvez até criminosos, que mandaria para a arena sem piedade? Claro que é só um pensamento, que eu torço para que nunca vire realidade. Que nunca sejamos tão alienados como o pessoal da Capital a ponto de achar que essa tortura é certa ou até mesmo justificável e benéfica para os competidores. Que essa trilogia sirva de alerta de até onde pode ir o “entretenimento”.

Ficha Técnica:
Título: Jogos Vorazes: Em Chamas 
(Original: The Hunger Games: Catching Fire)
Diretor: Francis Lawrence
Elenco: Alan Ritchson, Amanda Plummer, Bobby Jordan, Bruce Bundy, Bruno Gunn, Daniel Bernhardt, Donald Sutherland, E. Roger Mitchell, Elena Sanchez, Elizabeth Banks, Jeffrey Wright, Jena Malone, Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Kimberley Drummond, Lenny Kravitz, Liam Hemsworth, Lynn Cohen, Maria Howell, Megan Hayes, Meta Golding, Nelson Ascencio, Patrick St. Esprit, Paula Malcomson, Philip Seymour Hoffman, Sam Claflin, Stanley Tucci, Stephanie Leigh Schlund, Toby Jones, Wilbur Fitzgerald, Willow Shields, Woody Harrelson
Roteiro: Michael Arndt, Simon Beaufoy
Fotografia: Jo Willems
Trilha Sonora: Alan Edward Bell
Duração: 146 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Estreia: 15/11/2013 (Brasil) 
Distribuidora: Paris Filmes 
Estúdio: Color Force / Lionsgate

Fonte da Ficha Técnica: CineClick
Imagens: Google Images

30 comentários:

  1. Oie :)

    Eu assisti Em Chamas e simplesmente adorei não vejo a hora de assistir novamente. Sua resenha ficou muito profissional. Parabéns!

    http://euvivolendo.blogspot.com,br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI! ^^
      Eu também adorei o filme. O que estragou minha experiência foi o cinema em si. A sala onde assisti era horrível!
      Também quero assistir mais uma vez!!
      Fico muito feliz que você tenha gostado da minha resenha! Obrigada!

      Beijusss;

      Excluir
  2. Gostei muito da resenha e no final da leitura o único sentimento que tive foi de inveja, hehe. Daí eu pensava que quando me mudasse pra fora do Brasil eu teria tudo em primeira mão, então Catching Fire estreia primeiro no Brasil =((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Fico feliz que tenha gostado! :D
      E você sabe que eu só descobri que estreou aqui primeiro depois de assistir ao filme?? Agora ficou só a vontade de ir de novo... se os ingressos não fossem tão caros...

      Beijusss;

      Excluir
  3. Oi Helaina, eu assisti ao filme ontem. Adorei! Tenso do começo ao fim, mas ainda não li essa trilogia.
    É uma história para pensar sobre a alienação da nossa sociedade.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline;
      O filme foi muito fiel ao livro. Eu já li faz um tempinho, preciso ler de novo para me atualizar.
      Pois é. Não é só pra divertir, é pra fazer pensar também.

      Beijuss;

      Excluir
  4. Eu ainda não assisti, mas amo a trilogia. Os livros são perfeitos.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Helaina, boa noite ^^
    Assistir "Em Chamas" ontem e... meu Deus, que filme perfeito foi aquele??? *-----* Um dos mais fiéis ao livro de todos os tempos *-------------------* Mas foi perfeito no geral! Nem senti as horas passando, pareceu até que foram alguns minutinhos e o filme acabou :S Mal posso esperar por "A Esperança - parte 1" (mais um ano de agonia XD); a Johanna Mason, a fala dela foi ótima; uma das minhas preferidas *-* E a Mags, e o Finnick.... ai ai *-*
    Parabéns pela resenha, amei!
    Beijinhos.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle! :)
      Verdade! Apesar de fazer tempo que eu li o livro, é muito fiel mesmo!
      Nossa, eu também estou super ansiosa!!
      Muito obrigada! Fico feliz que você tenha gostado!

      Beijusss;

      Excluir
  6. Ainda nem li os livros e tá todo mundo falando do filme. Mais uma série que eu vou acabar lendo depois de passar a febre haha'
    O mais assustador numa distopia é a possibilidade daquilo acontecer, isso também me dá medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti o primeiro filme e corri pra ler. Faz um tempão já. Eu adorei!
      Pois é. Apesar de parecer muito longe da realidade, nunca se sabe...

      Excluir
  7. Ainda não tive oportunidade de ver o filme, mas só escuto o quão perfeito e fiel que ele está em relação ao livro e a cada resenha que leio minha vontade só aumenta. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Realmente o filme ficou muito bom e bem fiel ao livro. Eu adorei assistir!

      Beijusss;

      Excluir
  8. Ah eu assistir na estreia, gritei, ate chorei, e tomei um susto daqueles com uma cena que eu sabia que tinha e mesmo assim, me pegou.
    Adorei seu post, falou dos pontos altos do livros, sem tirar a vontade de ir ao cinema assistir.

    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/2013/11/loucas-promocoes-top-comentarista-um.html#.Uo9NWNKsgut

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      O filme foi mesmo sensacional!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Suei bastante para não divulgar spoilers e nem entregar o filme. Na verdade tinha muito mais coisa pra falar, mas aí tiraria a surpresa pra quem ainda vai ao cinema...

      Vou visitar seu blog!
      Beijusss;

      Excluir
  9. haha, eu preciso ver esse filme urgentemente!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li a trilogia e acabo me sentindo uma alienígena, já que só leio comentários maravilhosos a respeito da escrita da Suzanne Collins. É certo que eu vi o primeiro filme e aguardo ansiosamente para assistir o segundo, mas acho que nada substitui a grandeza do livro. Espero que ano que vem eu realmente consiga tirar a trilogia o Jogos Vorazes da lista de desejos e passá-la para a lista de livros lidos. ;)
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu assisti o primeiro filme não resisti e corri pra ler os livros. Agora assistindo os filmes, quero ler de novo.
      Espero que sim! Eu também estou com ela na lista de desejados, porque não comprei os livros, aluguei.

      Beijusss;

      Excluir
  11. Oi!!! vou ir domingo assistir o filme estou supre hiper ansiosa!!!!
    Bjs me segue se já segue ignora! e comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/11/o-livro-perdido-das-bruxas-de-salem.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Espero que você tenha gostado do filme!
      Pode deixar que farei uma visita!

      Beijusss;

      Excluir
  12. Amiga, pode me bater agora, eu nan li a trilogia ainda T_T, mas sou louca pelos filme e semana que vem to assistindo #finalmente... Não li tdo o post por conta dos spoilers, mas as imagens estão lindas e sinto q esse será melhor q o 1º e ótimo longa! 0/

    Pri ;*

    closettgarden.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Não se preocupe. Tomei bastante cuidado para não colocar spoilers na resenha! :) Dei só uma ideia do que acontece e disse o que eu achei!
      Mesmo nas imagens fui muito cuidadosa pra não entregar nada.

      Beijusss;

      Excluir
  13. Oie :D

    Eu adorei o filme, sai do cinema extasiada !!! Ele é deixou encantada :)

    Quero assistir de novo e mal vejo a hora da continuação...

    Beijus

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa, muito boa a resenha, Helaina!! Conseguiu explicar bem o enredo e sem dar spoilers! Uau, parabéns! Faz tempo que não leio uma resenha tão boa, principalmente de filme *-*

    Em Chamas é demais né? Acho que foi o filme com a melhor adaptação que já fizeram. (ps também devorei os livros hehe)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luene! ^^
      Muito obrigada! :D Fico muito feliz que vocÊ tenha gostado tanto!
      Foi difícil! Queria falar muita coisa, mas não queria dar spoiler.

      Muito! Eu lembrei direitinho do livro. Fiquei inclusive com vontade de ler de novo!

      Beijusss;

      Excluir
  15. Nem sei o que dizer sobre esse file. Talvez "amo demais" possa expressar o que sinto sobre ele. Em Chamas é meu livro favorito da trilogia e, com certeza, o filme também se transformou. A atuação da JL é simplesmente maravilhosa, como ela consegue isso? A Johanna no filme me ganhou por completo, dei muitas risadas em várias falas suas. Estou louco para o próximo filme, mas sei que Em Chamas será o melhor dos 4.

    Axwell Godoi
    http://www.ascronicasdezazuleigo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu não sei qual dos três livros gostei mais. Incrível com a autora conseguiu mantes a história interessante nas 3 edições! Sim! Ela é incrível! Na verdade o elenco todo é! Escolheram muito bem os atores!

      Também estou ansiosa para o próximo!!
      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.