julho 25, 2024

[Espelho] Minibiografia Autorizada

Estou sempre tentando inovar nas postagens aqui do Mente Hipercriativa, e numa constante luta para divulgar o blog Universo Invisível, por isso decidi criar essa coluna que chamei de Espelho (acessem as outras edições). A ideia é trazer textos publicados no Universo Invisível na íntegra para que vocês possam conhecer.

Em comemoração ao dia do escritor, e já tendo demonstrado algumas vezes minha gratidão aqui no blog as pessoas que decidiram colocar suas histórias no papel e publicá-las, garantindo a nós, leitores, milhares de emoções que só tivemos a oportunidade de vivenciar lendo, esse ano resolvi aproveitar o dia e o espaço para uma autopromoção trazendo para vocês minha Minibiografia Autorizada (ver publicação original).

Espero que gostem! 😉 Essa postagem ficará em destaque por duas semanas, já que a próxima será publicada apenas na segunda semana de agosto.

H.C.Crisostomo, ou apenas Helaina, é uma escritora mineira que gosta de imaginar e compartilhar emoções através das palavras. Sua inserção no mundo da literatura aconteceu antes mesmo da alfabetização ouvindo as histórias lidas por sua mãe. À medida que se tornou íntima desse universo e passou a dominar a arte da leitura, ocupar o lugar de mera observadora já não era mais suficiente e Helaina passou a imaginar suas próprias histórias.

Nascida em 1983 na cidade de Juiz de Fora, Helaina teve a sorte a seu favor quando a opção de ser matriculada em um curso de inglês estava mais em conta do que contratar uma babá e, sem ter com quem ficar depois da escola enquanto os pais trabalhavam, acabou sendo alfabetizada em dois idiomas simultaneamente. Assim que terminou o ensino médio, o interesse pela área da saúde acabou desviando seu caminho da literatura e, em sua segunda tentativa, ingressou no curso de Ciências Biológicas na UFJF no qual conquistou o título de Bacharel em 2010.

Entretanto, apesar de ainda gostar muito da área e usar alguns dos conhecimentos adquiridos nas histórias que escreve, Helaina nunca exerceu a profissão na qual se graduou. Antes de se tornar escritora em tempo integral, e por ter se apaixonado pelo mundo dos blogues ainda durante a graduação, fez um curso livre de designer gráfico e web designer. Apesar de estar com a possibilidade de uma carreira em mente, nunca conseguiu uma colocação passando a usar o que aprendeu em seus próprios trabalhos.

Helaina gosta muito de dançar e desde que recebeu a orientação médica para praticar alguma atividade física não parou de se remexer (muito! 💃). Começou com Ballet Fitness, passou para o Balé Clássico, saiu desse para a Preparação Física para Bailarinos que recentemente dividiu espaço com o Balé Clássico em um rápido retorno, mas acabou sendo substituído pelo Jazz Dance. Além da dança, a fotografia também é uma grande paixão sua, junto com o clima frio para curtir com café e pão de queijo.

Já há algum tempo nessa estrada, e reconhecendo a importância do gosto pela leitura na facilidade que tem para colocar as ideias no papel, Helaina assume que suas primeiras histórias não eram boas e falhavam em transmitir os sentimentos que ela desejava compartilhar. Isso, de forma alguma a desanima, pois ver a evolução de sua escrita a incentiva a continuar lendo e escrevendo cada vez mais.

Atualmente, a maioria de suas publicações estão disponíveis em seus dois blogs: Mente Hipercriativa e Universo Invisível e em seus perfis no Wattpad. Dois dedicados exclusivamente a fanfics: caixadefanfics e moonyfanfic, e um terceiro com suas histórias autorais: helainaideas. A escritora também possuiu perfis nos sites: Fanfiction.net e AO3, ambos com histórias apenas em inglês e raramente atualizados.

Para a lista com os links de todos os meus trabalhos publicados, acesse: Catálogo das publicações

“O Dia Nacional do Escritor foi instituído em 25 de julho de 1960, data da realização do I Festival do Escritor Brasileiro, uma iniciativa da União Brasileira de Escritores (UBE). À época, a UBE era presidida por Jorge Amado e João Peregrino Júnior, que propuseram a oficialização anual da data como celebração desses profissionais. O objetivo de reservar no calendário oficial um Dia Nacional do Escritor é dar mais visibilidade ao trabalho desses homens e mulheres que se dedicam a narrar histórias, tecer universos poéticos, analisar o cotidiano, entreter e ensinar por meio da palavra escrita.” (Fonte: Secretaria Especial da Cultura)

Feliz dia do escritor a essas pessoas maravilhosas que dão vida as palavras!
Espero um dia ser a escritora favorita de alguém 💝

18 comentários:

  1. Acho sensacional essa parte: "teve a sorte a seu favor quando a opção de ser matriculada em um curso de inglês estava mais em conta do que contratar uma babá" tenho certeza que isso fez toda a diferença na sua vida!! Muito legal ;)
    Eu já sabia que você dançava para além de escrever. Muito bacana saber mais sobre você Helaina !

    Desejo que um dia você seja a escritora favorita de alguém! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não teria a fluência que tenho hoje se dependesse de eu estudar só o inglês do colégio.. hahaha.. na pré alfabetização a gente fica tão ansiosa pra aprender as coisas que pela minha memória parece ter sido um processo bem agradável.
      Que bom que gostou!
      Assim espero ♥

      Beijos;

      Excluir
  2. Oi, Helaina! Muito bonita sua homenagem ao dia do escritor. Será mesmo que suas primeiras histórias não eram boas? Acho que deva ser mais um perfeccionismo de sua parte, pois já percebi que você é dessas, não! Veja bem não é uma crítica de minha parte é somente um comentário. Espero que você não sinta-se ofendida com isso. Ser uma pessoa perfeccionista é muito bom, mas também tem seu lado ruim. Gostei de saber um pouquinho mais sobre você. Espero que você possa se reconhecer como uma excelente escritora que é, sem tantas cobranças exageradas sobre suas próprias histórias . Um abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano! Muito obrigada. Ah, meu amigo, eu não seria a escritora que sei que sou hoje se não percebesse as falhas nos meus próprios textos e as melhorasse. Quando comecei, pelo que eu lembro com uns 15, 17 anos, tudo o que eu escrevia eram diálogos. A narrativa apareceu apenas com alguns anos de prática e as descrições, que piada, parecia que eu estava elaborando uma ficha policial com cor de olhos, cabelos, peso e altura dos personagens. Só com o tempo percebi que há maneiras mais sutis de revelar todos esses detalhes sem quebrar a narrativa. Então tenho segurança em dizer que quando comecei, meus textos eram ruins mesmo, mal escritos, mas isso não significa que eu não goste deles. Desde aquela época uma característica minha, que tomo muito cuidado para não virar um defeito, ou me deixar arrogante, é que eu sou completamente apaixonada por tudo o que eu escrevo. Dos menores contos aos mais extensos livros, eu leio, releio e não me canso porque gosto do que está ali. E sempre fui assim. Isso me dá uma segurança enorme para continuar escrevendo e publicando e felizmente ver que cada dia consigo melhorar mais um pouquinho.

      Muito obrigada pela palavras sinceras! Abraço!

      Excluir
  3. Parabéns pelo dia do escritor. Realmente você possui enorme talento.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oiê, Helaina. Que bom ler um pouquinho mais sobre você. Que maravilha um curso de inglês ao invés de uma babá. Ser escritor me parece uma coisa bastante árdua e que exige garra, é lindo ver como você se dedica e permanece fazendo oque ama❤️
    Até a próxima,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane, realmente escrever é algo que me traz grande satisfação, mas nem por isso deixa de ser imensamente trabalhoso. Espero nunca ter que parar.

      Até a próxima;

      Excluir
  5. Oi! Gostei muito de ver este post sobre você e conhecer essa trajetória de tantas experiências especiais. Adorei a parte sobre o curso de inglês, com certeza foi mais enriquecedor que ficar com a babá. E que show esse envolvimento com a dança. Eu admiro muito quem consegue dançar, algo que não levo jeito. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, fico feliz que tenha gostado. Isso do inglês foi uma sorte enorme sim! Ah, eu também fico totalmente perdida durante a aula, mas a sensação depois é tão boa. Melhora até o sono! Isso é precioso demais hoje em dia! Faça uma aula experimental qualquer dia. Jazz é o que eu estou fazendo no momento e acho que é bem tranquilo mesmo se você acha que não leva muito jeito. Beijos!!

      Excluir
  6. Olá,
    Parabéns pelo dia - todos os dias são, afinal vc está sempre maquinando as palavras, haha - e que venha o reconhecimento que tanto almeja.
    Nossa, fiz muita coisa de informática, web designer tb, mas nunca segui. Mas o bom é que serve pra resolver as tretas no blogger. hahaha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, muito obrigada!
      E pior que o curso que eu fiz prometia encaminhamento para empresas daqueles que se destacassem. Não adiantou nada gabaritar todas as avaliações... 🙄 Ah, isso sim. Ajuda bastante aqui no blog, apesar de hoje eu não ter mais tanta paciência pra trabalhar com códigos.

      Até mais;

      Excluir
  7. Fiquei curiosa! Vou tentar ver assim que possivel!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Helaina, confesso que eu nao tinha ideia de que voce tinha sido alfabetizada em duas LINGUAS ISSO É INCRÍVEL!!!
    Achei lindo voce trazer esse texto aqui, essa mini biografia ♥
    Espero que tenha sido incrível seu dia do escritor

    Beijos!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm, pois é e foi na sorte. Nada programado. Acho que isso me garantiu uma plasticidade cerebral boa pra aprender outras coisas.
      Fico feliz que tenha gostado! ♥
      Foi um bom dia!

      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.