abril 11, 2024

[Curiosidade] Você sabe o que são Glimmers?

De acordo com o Oxford Advanced Learner's Dictionary, glimmer é um substantivo que significa: uma pequena luz instável, cintilante. Entretanto, não é sobre esse significado que pretendo falar. Com o hábito de ler artigos e postagens sobre saúde mental, acabei me deparando com esse termo em inglês que, apesar de ser antônimo de uma palavra bem conhecida, ainda não tem uma versão em português.

Glimmers são aqueles pequenos momentos que fazem nosso corpo recuperar o bem-estar reduzindo o estresse. Literalmente aquilo que nos acalma, o contrário do seu antônimo famoso: trigger (gatilho). Aposto que essa palavra vocês já devem ter lido bastante!

Imagens, sons, aromas, pessoas ou ações podem despertar sensações em nós, e no caso dos glimmers as que nos interessa são as agradáveis. Obviamente esses estímulos serão diferentes para casa um de nós, havendo inclusive a possibilidade de algo ser positivo para alguém e ao mesmo tempo negativo para outra pessoa.

Tão importante quanto conhecer o que nos deixa desconfortável é ter ciência das coisas que surtem o efeito oposto para, nos conhecendo melhor, consigamos lidar com os desafios e estresses do dia a dia sem surtar. Vale a pena lembrar que nem sempre algo que nos traz alegria surtirá o mesmo efeito em outra pessoa, podendo até funcionar como um gatilho, então a regra de “fazer com os outros o que gostaria que fizessem com você”, deve ser evitada nesse caso.

Não sei se minha tentativa de explicação sobre os glimmers ficou muito clara, então resolvi deixar uma listinha com alguns dos meus. Como descobri sobre isso agora, ainda estou na fase de observar e anotar. Acredito que daqui há alguns anos terei uma lista muito maior para me socorrer. Não está em ordem de preferência, pois cada situação estressante requer uma ação calmante diferente.

Meus Glimmers:

1. Música: principalmente pop dos anos 2000 e trilhas sonoras.
2. Sorveteria self-service: amo fazer arte com sorvete! E comer, óbvio 🍨
3. Filmes e séries de conforto: é como reencontrar amigos.
4. Banho: chuveiro ou piscina.
5. Pipoca e batata frita: comidas que eu não recuso.
6. Doguinhos: pode ser em vídeo, mas principalmente ao vivo.
7. Bebês rindo: normalmente me contagia.
8. Colorir: escolher as cores e deslizar o lápis sobre o papel acalma minha mente.
9. Ler num dia chuvoso: meu clima preferido pra essa atividade.
10. Inventar histórias: minha fuga mais rápida da realidade.

Pelo que eu entendi não precisa ser algo muito complexo ou complicado, só precisa ser um carinho que traga conforto. Nessa lista eu coloquei várias coisas que faço sozinha, mas em algumas delas uma companhia não seria nada mal.

As informações para essa postagem foram obtidas no site: Neurodiversity Education Academy (em inglês), mas é possível encontrar sobre os glimmers em português, principalmente na pesquisa por imagens no Google e Pinterest.


Vocês já conheciam esse termo? Ter uma lista de coisas as quais recorrer quando a vida se torna estranha demais, impossível demais, assustadora demais (referências de Sherlock aqui 💖) é sempre bom. Tem me ajudado bastante.

10 comentários:

  1. Olá, Helaina, tudo bem?
    Não conhecia essa palavra e significado, fiquei pasma que há um termo que se contrapõe a “gatilho” [que, como dissestes, conheço bem]. E tens toda razão, as vezes focamos tanto nas coisas que nos desagrada, que esquecemos das que nos acalenta [eu mesma, pensando agora, teria dificuldade de montar uma lista assim]. Puxa, gostei do conceito, espero que o termo “meus glimmers” entre na moda das gírias, pois é realmente um balsamo para a saúde mental.

    Como sempre, me identifiquei com alguns dos seus, musica é algo que não consigo abrir mão [e trilhas sonoras, gosto bastante), e ler costuma ser meu escape do mundo real. Bebês felizes [rindo, então, muita fofura], gente, isso tem que ser o ponto fraco da maioria dos seres humano adultos; como resistir?
    Já colorir [ou desenhar], venho perdendo o interesse, não porque desgoste, mas porque o mundo adulto tá tirando meu tempo pra esses “pequenos prazeres”, daí toda vez que estou nisso me sinto culpada por “não estar fazendo algo mais produtivo em casa ou no trabalho”. E eu escrevia fanfic há algum tempo atrás, e gostava muito, e parei pelos mesmos motivos. Haja terapia. Haha.

    Eu achei muito importante você trazer essa temática como post, pois muitos de nós realmente esquecemos desse gesto de carinho e respeito conosco, com nossa própria vida, corpo e tempo.
    Vou tentar colocar mais em prática isso na minha vida, afinal acho também que não é apenas fazer as coisas que gosto e me deixam bem, mas de ter um tempo de qualidade fazendo essas coisas, separar tempo pra essas coisas [ao invés de fazer ‘quando, e se, der’ aquele ‘se sobrar tempo’], e nesse post percebi que perdi um pouco isso, é preciso apreciar esses momentos, mesmo que sejam coisas simples. Tens razão.

    P.s: Tenho que dizer, estou com vontade de comer pizza até hoje, desde seu post no Instagram. Hahaha

    Beijos, até a próxima
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, tudo bem sim e você?
      Pois é, eu também fiquei surpresa quando descobri, principalmente por não terem viralizado o termo positivo o que nos ajudaria muito. Se fala muito em saúde mental, que isso deveria ser melhor divulgado.

      Pra mim é quase automático rir quando tem uma criança rindo, então eu sou a última pessoa que deve ter a missão de educar uma.. hahaha.. como vou repreender uma travessura se estiver rindo junto com a criança? XD

      Isso de querer estar sempre fazendo algo produtivo é um problema que vem de gerações. Hoje tem se falado muito da importância dessas pausas para que a ente não termine com num burnout. Eu tenho me esforçado para deixar de sentir culpa por estar à toa, mas não é fácil. Sim, haja terapia!

      Fico feliz que você tenha gostado da postagem e espero que surta efeito positivo na sua vida.

      P.S.: Faço uma quase todo sábado, mas aquela ficou tão linda que tive que postar no Instagram. As cores da azeitona verde com a cebola roxa ficaram muito combinandinhas.

      Beijos, até breve!

      Excluir
  2. Oi, Helaina! Como vai? Eu desconhecia esse termo " glimmers", mas gostei bastante de conhecer sobre. Sua lista de "glimmers " é uma gracinha especialmente por ter bebês e doguinhos, rsrsrs. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, pois é. Não é um termo muito divulgado. Fico feliz que você tenha gostado! :D
      Abraço!

      Excluir
  3. Oi!
    Não tinha ouvido falar do termo e adorei descobrir! O mais perto que ouvi falar disso foi o conceito de séries/filmes/livros conforto, que você busca sempre conferir quando quer se sentir bem, mas o termo glimmer em si não conhecia!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Pois é, eu também conhecia esse conceito, mas 'glimmers' parece ir além e englobar atividades bem menores e mais simples também. Tudo o que tenha efeito contrário que um gatilho tem.

      Beijos;

      Excluir
  4. Oi! Eu não conhecia o termo, gatilho sempre é comentado, mas o seu oposto parece ter sido esquecido e adorei saber mais sobre o termo. Eu também me conforto com algumas coisas simples, mas que para mim são essenciais para recarregar. Algo que gosto de fazer é ir em certa região da minha cidade em dias de sol. Lá é apenas um bairro, com uma avenida enorme, mas passar por ali me deixa feliz e com uma sensação de leveza no coração. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Seria muito bom que esse termo fosse divulgado também, né? Assim as pessoas além de ficar atenta aos seus gatilhos, poderiam procurar seus glimmers. Entendo isso de lugar. Quando estava na faculdade, tinha uns locais no campus que eu também gostava de ir só pra apreciar e relaxar. Beijos;

      Excluir
  5. Adorei conhecer mais do termo. Era totalmente desconhecido para mim. As pequenas alegrias deixam a nossa vida mais leve e contagiante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Sim, precisamos dessas alegrias.
      Boa semana!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.