novembro 07, 2024

[5 por 1] Keanu Reeves

Minha ideia com essa coluna é trazer um ator ou uma atriz e apresentar 5 trabalhos dessa pessoa em gêneros diferentes. Decidi selecionar apenas filmes, pois às vezes as séries mudam ou abrangem situações que as classificam em mais de uma categoria. A primeira edição dessa coluna foi, obviamente, com Martin Freeman e hoje resolvi trazer um crush mais antigo, lá da minha adolescência. Apesar de não acompanhar mais o trabalho dele com a mesma paixão, terei sempre um espaço para você no meu coração, Keanu 💝.

Meu primeiro contato com o galã foi em Bill e Ted: Uma Aventura Fantástica (1989). Depois, Velocidade Máxima (1994) veio para criar boas memórias com um filme de ação. Então teve Matrix (1999) apenas para arrebatar de vez meu coração. Na postagem de hoje falarei um pouco sobre os três e mais dois para compor a lista de 5 gêneros protagonizados por Keanu Reeves. Além disso, haverá um filme bônus onde ele não é o protagonista, mas tem uma participação que acredito será difícil de esquecer 😁!

Obviamente a filmografia dele é bem maior que isso, mas na vida precisamos fazer escolhas, e às vezes elas não são fáceis 😔. Os filmes estão ordenados pelo ano de lançamento. Espero que gostem e encontrem uma boa sugestão de filme para o final de semana.

1. Comédia: Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica (Bill & Ted's Excellent Adventure): Com poucos dias faltando para se formarem, Bill Preston e Ted Logan estão para serem reprovados. Seu professor de História, Sr. Ryan, lhes dá uma chance de passar. Se eles passarem no teste oral, cujo tema seria como uma famosa personalidade história reagiria aos tempos modernos, eles poderiam se formar. Caso contrário, Ted iria para uma escola militar, acabando com a banda de metal formada por ele e Bill. Bill e Ted conseguem ajuda de uma fonte inesperada: Rufus, um emissário do futuro! No tempo de Rufus, a música dos dois amigos é a base da existência e se a banda Wild Stallyns for banida, o mundo de Rufus corre perigo! (Classificação: Livre)

Lembro poucos detalhes desse filme, mas só de ver as cenas já sinto uma nostalgia imensa da época que eu ficava assistindo Sessão da Tarde. Tenho muita saudade das comédias nonsense das décadas de 80 e 90.

2. Ação: Velocidade Máxima (Speed): Em Los Angeles, o psicopata Howard Payne colocou uma bomba em um ônibus, que explodirá caso a velocidade do veículo seja inferior a 80 km/h. Assim Jack Traven, um policial, entra no veículo com ele em movimento e explica a situação aos passageiros, mas um deles, que tinha cometido algum tipo de crime, sente-se perseguido e acaba provocando um tiro acidental, que fere o motorista. Isto força o policial a pedir que Annie Porter, uma passageira, dirija sem deixar cair a velocidade ou todos morrerão, enquanto a polícia tenta encontrar um meio de desarmar a bomba. (Classificação: 14 anos)

Esse é aquele tipo de filme que, mesmo já sabendo como termina, se estiver passando eu paro para assistir e o mais interessante é que consigo sentir a tensão todas as vezes. O mesmo vale para a sequência.

3. Ficção Científica: Matrix (trilogia): Um jovem programador Thomas A. Anderson, Neo, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais sempre está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a levantar dúvidas sobre a realidade. E quando encontra os misteriosos Morpheus e Trinity, ele descobre que é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. (Classificação: 14 anos)

Esse foi o primeiro filme a alugar um triplex na minha mente. Acho que até hoje ainda fico pensando no discurso de Morpheus: “O que é real? Como você define o 'real'? Se você está falando sobre o que você pode sentir, o que você pode cheirar, o que você pode saborear e ver, o real são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro.” Gosto muito da trilogia e para mim a mistura de ação, ficção científica e romance é perfeita! (Eu shippo demais Neo e Trinity, poderiam aparecer aqui na coluna 'Eu shippo'). Recentemente um quarto filme foi lançado como parte da franquia, mas não gostei tanto quanto os outros.

4. Romance: Doce Novembro (Sweet November): Durante a renovação da carteira de motorista, Nelson, um publicitário workaholic, acaba por atrapalhar Sara, levando-a a perder sua licença. Como compensação, ela pede a Nelson que more um mês com ela, com o argumento de que irá ajudá-lo a aproveitar melhor a vida, já que ele vive 100% para seu trabalho. (Classificação: 12 anos)

Mais um dos filmes que assisti há muitos anos e me recordo pouco. Decidi colocar nessa lista porque lembro de ter sido fofo, emocionante e ter uma reviravolta.

5. Terror: Constantine: O solitário Constantine tenta garantir seu lugar no paraíso enviando demônios de volta ao inferno, mas seu destino está ligado ao de Angela, uma policial que investiga o suposto suicídio de sua irmã gêmea. (Classificação: 14 anos)

Meu primeiro e único contato com esse personagem dos quadrinhos foi através do filme e eu amei a história. É daqueles filmes de terror que prendem sua atenção, mas não perdi nenhuma noite de sono por causa dele.

Agora um bônus que não quis deixar de fora da lista. Diferente dos 5 filmes listados acima, aqui o Keanu não é o personagem principal, mas rouba a cena ao dar vida a um sábio que aparece para ajudar o protagonista em sua busca. O filme é Bob Esponja: O Incrível Resgate (The SpongeBob Movie: Sponge on the Run) onde Keanu Reeves interpreta Sage, uma espécie de guia espiritual que faz suas aparições em uma “ball of tumbleweed”. Não encontrei tradução satisfatória para o português, mas acredito que muitos devem ter visto esse rostinho rolando pelo deserto uns meses atrás 😂.

Bom, não vou perguntar se vocês já conheciam o ator, porque é bem pouco provável que nunca tenham assistido algum trabalho dele. Keanu Reeves é uma das poucas pessoas famosas que eu sinto que posso gostar com tranquilidade e continuarei acompanhando o trabalho (sei que uma franquia bem famosa ficou fora dessa lista, mas ainda não consegui assistir). Além de um excelente ator, ele parece ser um homem com um coração enorme.

E então, algum gênero favorito na lista?
Algum fora da zona de conforto?

Um comentário:

  1. Oi, legal a postagem. O primeiro filme que vi dele foi Velocidade Máxima e já fiquei fã. Pena que ele não quis fazer o filme seguinte. Matrix, nem se fala, é um clássico!! Pena que estragaram fazendo essa parte 4 que ninguém gostou.

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.