outubro 10, 2024

[Top 5] Locais de destaque em Aparecida do Norte

Um dos locais mais agradáveis que eu já visitei na vida, com uma atmosfera de paz que nenhuma outra viagem me proporcionou. É assim que eu descrevo minha experiência no Santuário Nacional de Aparecida na cidade de Aparecida do Norte (SP). Não pretendo falar sobre religião nessa postagem, mas da atmosfera de um lugar que vai além de qualquer crença.

Dentre as inúmeras opções de onde ir na cidade, resolvi trazer 5 das minhas preferidas como sugestão para quem quiser conhecer o lugar que, mesmo nos dias mais movimentados e minha aversão à multidões, não me causou nenhum desconforto.

1 – Basílica Histórica

Basílica Histórica vista externa acima e interna abaixo.

2 – Santuário Nacional

Basílica Nova.
Altar visto da cúpula aberto à visitação.

Cúpula vista por dentro da basílica.

Nicho da imagem de Nossa Senhora Aparecida encontrada 
nas águas do rio Paraíba do Sul em 1717.

*Sei que em 2022 foi inaugurada a Fachada Norte, com mosaicos muito bonitos pelo que já vi na TV, mas ainda não pude visitar pessoalmente.

3 – Torre do Santuário

No alto da Torre Brasília, há um mirante com visão 360º
de todo o entorno do Santuário Nacional.

Descendo do mirante, há a opção (que eu recomendo bastante) de fazer uma parada no 2º andar para visitar o Museu Nossa Senhora Aparecida. Inaugurado em 12 de outubro de 1967, o espaço conta com exposições permanentes e temporárias sobre diversas temáticas, tendo como pano de fundo a história da devoção à Padroeira do Brasil. Se não tem várias imagens dele aqui é porque quando eu fui não era permitido fotografar. Não sei se a regra ainda vale, mas nem por isso a visita é menos magnífica.

4 – Centro de Apoio ao Romeiro

Essa enorme estrutura abriga em seu centro ampla praça de alimentação
(tem desde restaurantes locais a lanchonetes fast food famosas) e nas asas ao
entorno muitas opções de compras com tranquilidade (dependendo do dia).
Vários corredores com lojinhas de artigos religiosos, lembranças da cidade,
eletrônicos, vestuário e enfeites em geral. A estrutura branca ao fundo
é o Ginásio do Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida.

5 – Passarela da fé

Conectando o Santuário Nacional com a Basílica Histórica,
uma caminhada de 392,2 metros que vale muito à pena ser feita.

Apesar da atmosfera amena e tranquila, eu recomendo a visita fora dos feriados nacionais e se possível não no final de semana. Mesmo com tudo muito organizado, filas gigantes para visitar os locais serão uma realidade como é o caso do próximo dia 12 de outubro em que se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Eu e minha mãe costumávamos ir na última semana de novembro até 2019. Chegávamos na sexta-feira, com movimento bem tranquilo e ideal para as visitas aos principais pontos, acompanhávamos a inauguração da decoração de Natal no sábado e domingo, já vínhamos embora. Infelizmente a agência com a qual viajávamos não está mais fazendo o passeio desde a pandemia.

Presépio no pátio do Santuário.

Se você quer conhecer um lugar de devoção, seja por sua fé ou apenas curiosidade, o Santuário Nacional de Aparecida com certeza te acolherá muito bem e deixará com aquela vontade de retornar para ver algum lugar que não deu tempo de visitar (acho que levei uns 3 anos indo lá para conseguir ficar satisfeita 😅).

Além dos 5 locais que eu citei, outras atrações que valem muito a visita são: o Presépio Permanente, o Bondinho partindo do Santuário Nacional com o trajeto sobre a Via Dutra até o Morro do Cruzeiro, onde é possível visitar o mirante da torre, o Museu de Cera Nossa Senhor Aparecida ao lado do Centro de Apoio aos Romeiros, os jardins dentro do Santuário com vários pontos para descanso, a Sala das Promessas e a Casa do Pão, no subsolo da basílica nova. São tantos lugares que eu já estou com vontade de voltar e visitar cada um.

Fiquem com mais algumas fotos:

Presépio permanente no estacionamento do Santuário.
Sala das Promessa (ou Sala dos Milagres).
Basílica nova durante uma missa.
Os vitrais são detalhes lindos que nem sempre percebemos na primeira visita:



Essa postagem me deixou nostálgica 😌💭… Gosto muito da energia do santuário e não é a primeira vez que ele aparece aqui no blog! Acesse essa postagem para ver mais algumas imagens: [Top 10] Aparecidado Norte - SP.

Alguém aqui já conhecia o Santuário? Ficou com vontade de conhecer?

Para mais informações e uma ajudinha para programar o seu passeio, visite o Centro de Informações Turísticas na página oficial do Santuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.