maio 02, 2024

[Resenha] Árvore dos desejos

Bom, vocês já conhecem minha história com esse livro, pois já falei dele aqui em outras duas postagens… eu estava passeando no sebo, me deparei com uma capa dura azul brilhante e com glitter (sou assumidamente atraída por objetos brilhantes, tal como se diz na cultura popular a respeito dos corvos), achei a sinopse interessante, o preço estava atraente e a impulsividade falou mais alto. Comprei, li e não me arrependi.

Árvores não sabem contar piadas. Mas contamos ótimas histórias.” Pág. 11

[Sinopse] Red é um carvalho centenário que já viu de tudo um pouco em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1° de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios. Não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos, por isso, Red sempre ouve tudo com muita atenção, em silêncio. Mas então, numa noite fria, o pedido sussurrado da solitária Samar faz Red perceber que talvez tenha chegado a hora de sua voz ser finalmente ouvida. (Leia sinopse completa: Skoob)

A história começa com Red, a árvore, se apresentando e falando sobre os animais que vivem nela ou apenas vem para fazer visitas diárias. Ela também explica sobre os desejos que as pessoas amarram em seus galhos e conta a maneira como vê essa manifestação de fé, apesar de nunca interferir. Até um dia. Quando seu tronco é riscado com uma ameaça direcionada à família da pequena Samar, e Red decide realizar o desejo pendurado pela menina.

— Ouvi meu pai falando em se mudar. Se conseguirmos um lugar seguro para ir. — Ela abriu um sorriso melancólico. — Como se existisse um lugar assim.” Pág.133

O problema é que a situação acaba inspirando um revés perigoso. Querendo literalmente cortar o mal pela raiz e acabar com a comoção em volta do carvalho todo dia 1º de maio, Francesca, a proprietária do terreno onde a árvore está plantada decide que se livrará dela e contrata uma empresa para derrubar Red. Mesmo com o futuro incerto, a árvore não se deixa abater e continua firme em sua decisão de ajudar Samar, imigrante (não ficou muito claro para mim se ela é refugiada), que sofre com os ataques xenofóbicos e com a solidão já que as pessoas preferem manter distância dela e da família.

É uma tremenda dádiva amar ser quem você é.” Pág.49

Os personagens principais dessa trama são Red, o carvalho quase bicentenário de bom coração e boas intenções e Bongô, um corvo fêmea tão amável quanto agitada além de outros animais pequenos como guaxinins, raposas, gambás, cangambás e ratos. Há também os dois gatinhos de Francesca, Batman e Robin, que gostam de fugir de casa e escalar a árvore, de onde nem sempre conseguem descer.

Dentre os personagens humanos, além de Samar e Francesca, temos Sandy e Max, policiais que já resgataram os gatinhos e vem atender ao chamado depois que o tronco de Red é riscado, e alguns vizinhos, incluindo Stephen, que mora com os pais na casa ao lado de Samar e sua família, e as crianças da escola onde os dois estudam. Essa pequena comunidade é toda secundária, porque nesse conto de fadas moderno, os animais são os protagonistas.

A Árvore dos desejos é um livro de leitura rápida, com capítulos curtos e várias ilustrações. Acho que é uma boa opção para se trabalhar sobre a xenofobia com as crianças, pois o assunto aqui é apenas apresentado, cabendo a pessoa que for ministrar o conteúdo escolher o que e a forma que deseja abordar o tema. Além disso, o final emocionante e esperançoso, comum na maioria das histórias infantis, serve de motivação para acreditar que há uma saída possível dessa situação.

Mas a verdade é que todo mundo precisa de um pouco de esperança” Pág. 157

Título original: Wishtree
Autora
: Katherine Applegate
Tradução: Thaís Paiva
Páginas: 224
Editora: Intrínseca
Ano: 2020
Link do livro no Skoob: Árvore dos desejos

Vocês já conheciam esse livro?
Costumam ler livros voltados para o público infantojuvenil?

7 comentários:

  1. Oi!
    Só conhecia o livro de ver a capa nas rede sociais, pois geral comprou pela capa hahaha. Ultimamente só ando lendo algo mais infantojuvenil quando é em um formato mais diferente, como por exemplo em quadrinhos.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Helaina! Como vai? Que bom que tenha curtido a leitura deste livro. A capa é belíssima. Não conhecia este livro em específico. Faz tempo que não leio um infantojuvenil, mas gosto de ler este gênero também. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Livros com finais esperançosos são sempre muito bons, pois me deixam com a sensação que algo bom está por vir. Eu não vejo a hora de ler. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi
    eu já vi esse livro em vários sites, mas nunca li apesar de ter uma leve curiosidade, que bom que é uma leitura rápida e que fala de um tema importante.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma leitura fabulosa e inesquecível.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Conheci esse livro através de você. Depois de suas colocações sobre ele confesso que fiquei com vontade de ler, ele tem uma premissa bastante original (do ponto de vista da árvore e animais) que parece ser interessante. E por outro lado, fiquei curiosa em relação a questão educacional acerca da xenofobia e imigração, bem como um desejo de ver as ilustrações.
    Enquanto ia lendo sua resenha tava com um aperto no coração pensando "mas o final não é triste não, né? Eu não vou chorar, não, né?". E sua colocação final foi tudo que eu queria ouvir.
    Eu acho que livros assim são bem necessários e finais esperançosos também, pois não só de tragédias vive a humanidade e precisamos naturalizar finais felizes como coisas reais também (pelo menos eu acho, haha).
    Que bom que você gostou do livro. Se eu tiver a mesma oportunidade que você teve se ver esse livro em algum lugar num preço acessível eu compro, mais um pra lista. Agora por me apresentar a ele❤️
    Beijos, até mais Helaina
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia! Mas se trás esperança é certamente interessante 😊

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.