Páginas

julho 17, 2025

[Tag] Férias literárias

Sempre tive uma relação de amor e ódio com as férias. Gostava do tempo livre das lições de casa, das aulas, dos horários, mas sentia falta de companhia. Ser filha única tem suas desvantagens (nada nessa vida é feito só de vantagens). Hoje consigo gostar menos ainda já que minha única atividade da qual tenho férias são as aulas de dança, e essas, se eu pudesse, faria quase todo dia (como eu disse antes, nada na vida é 100% vantagem e mesmo a dança tem os dias que eu não quero).

Na postagem de hoje o assunto é férias, mas na forma de tag e falando sobre o universo literário. Aqui sim acho que consigo pensar em férias que eu amaria e gostaria de ter todo ano, mesmo que precisasse de uma pausa nas aulas de dança para isso!

Encontrei a booktag no blog: Mundinho da Hanna. Não deixem de visitar!

julho 10, 2025

[Resenha] As Memórias de Sherlock Holmes

Seguindo a sequência dos livros de Sherlock Holmes que eu tenho com a capa trazendo os atores que interpretaram o grande detetive e seu amigo, doutor Watson, na série da BBC, dessa vez reli os contos que terminam na fatídica morte do detetive. Não é exatamente um spoiler dizer isso já que o próprio narrador comunica o fato logo no início do texto e a fofoca literária sobre Doyle ter tentando “se livrar” de seu personagem de maior sucesso e sido obrigado a trazê-lo de volta pela pressão dos fãs, é bastante divulgada.

Holmes dispensou o elogio com um gesto, embora seu sorriso indicasse que ele havia gostado.” Pág.175

Sinopse: Esta edição da clássica coletânea de histórias de Sherlock Holmes, com introdução escrita pelo roteirista da série, Steve Thompson, permite que os fãs conheçam toda a força e o fascínio das aventuras originais. Nesta coletânea de onze contos de Sherlock Holmes, o detetive cuida de casos que vão de um cavalo de corridas desaparecido a tratados navais roubados; mas nada pode prepará-lo para o desafio de “O Problema Final”, em que o Dr. Watson pega sua caneta “com o coração pesado” para contar a história do mais dramático encontro de Holmes com seu arqui-inimigo, o gênio do crime Professor Moriarty. (Fonte: Skoob)

julho 03, 2025

[Novos na estante] #16

Semana passada o aniversário foi do blog, mas os presentes quem ganhou fui eu! Não foram todos de uma vez, mas na postagem de hoje reuni minhas aquisições desde a última vez que publiquei uma postagem dessa coluna. Venham conferir o que tem de novo na minha estante!

A morte do adivinho (Rudolph Fisher): “Existem aqueles que se dizem capazes de ler a vida dos homens em bolas de cristal. Isso é a maior besteira. Eu digo que consigo ler a vida dos homens em seus rostos.” O corpo de N’Gana Frimbo, peculiar adivinho do Harlem, é encontrado sem vida na sua sala de consulta. Para investigar o caso, não há ninguém melhor que Perry Dart, um dos mais famosos detetives da região, e o dr. Archer, o médico que mora do outro lado da rua. Os principais suspeitos são Bubber Brown e Jinx Jenkins, jovens que só querem fugir da mira da dupla. Agora, sua única saída se torna iniciar as próprias buscas paralelas, mas nem eles nem Dart e Archer esperavam o que viria a seguir. Com posfácio de Stefano Volp, essa é uma narrativa que mescla um suspense genial, misticismo e um humor satírico aguçado e resulta em reviravoltas imperdíveis para os amantes de mistério. (Sinopse completa: Skoob)

Com um detetive famoso e um médico trabalhando juntos, não tinha como não chamar minha atenção. O fato da obra, muito bem preservada em capa dura estar num sebo só contribuiu para eu trazer mais um livro de mistério e suspense policial para casa e adicionar à minha lista de leitura. Estou ansiosa para conhecer a história.