Páginas

julho 31, 2025

[5 Motivos] para assistir: Dark

Se estiver procurando uma série que coloque seu cérebro para trabalhar depois de tanto tempo com entretenimento superficial, essa é uma ótima escolha. No início fiquei completamente perdida, mas à medida que fui assistindo e entendendo a dinâmica dos personagens, fiquei ainda mais perdida! 😂 A experiência, no entanto, foi boa e o final é fechado, explicado e muito satisfatório! 

Por conta disso, resolvi falar sobre Dark nessa coluna e dizer 5 motivos que me fizeram assistir:

1. Primeira motivação: Essa série foi hype numa época que eu ainda não tinha acesso à plataforma de streaming, no caso a Netflix, então fiquei só na curiosidade mesmo. Pela opinião das pessoas, parecia muito bom, mas precisava assistir para comprovar se era tudo isso mesmo, e posso dizer que correspondeu às minhas expectativas. Não se tornou minha série favorita da vida, como Arquivo X, Sherlock e The Good Place, mas já estou me planejando para assistir tudo de novo. 


2. Fantasia ou mundo real: Mundo real, apesar disso ser um pouco discutível. A cidade de Winden até existe na Alemanha, mas a da série foi filmada em localidades diferentes para compor o cenário e a caverna foi construída conforme a necessidade da produção. Entretanto, o fato de não ser tão mundo real, está mais relacionado com o desenrolar da trama do que o fato da cidade não existir da maneira como é retratada na tela. O tema central é de ficção científica e bem longe da nossa realidade, assim espero! 


3. Enredo: Duas crianças desaparecem e enquanto o caso é investigado, os segredos dos moradores da pequena cidade alemã são revelados mostrando ligações entre todos eles. A medida que a trama se desenvolve, essas conexões vão trazendo dúvidas sobre o que realmente acontece em Winden e que mistérios existem na usina nuclear que há na cidade. Ao que tudo indica, a produção de energia não é sua principal função ali na cidade. 


4. Estética: A pequena cidade alemã escolhida para ser o cenário de Dark é cercada por uma floresta densa onde o clima parece ser sempre frio e a chuva é frequente, mas também há momentos ensolarados à beira de um grande lago. Confesso que é um lugar que me convida a querer visitar, pois o cenário remete às fotografias urbex que eu tanto gosto. A caverna onde os personagens acabam sempre entrando apesar do aspecto perigoso, é o que se espera de um lugar como esse, escuro e com túneis criando um verdadeiro labirinto sob o solo da floresta. 


5. Zona de conforto: Definitivamente sim, pois, apesar do desconforto que a série causou ao me deixar um pouco perdida, colocar o cérebro pra funcionar me empolga bastante. Acompanhar segredos, mistérios, desaparecimentos, conexões complexas e a arrogância humana ao se achar capaz de controlar o que não está sob nosso controle, são assuntos que me interessaram e ter todos juntos em uma mesma série foi ótimo. 


Apesar de ser uma série de enredo complexo e confuso, cheguei ao final compreendendo tudo o que havia acontecido, sem pontas soltas. Quer dizer, alguns detalhes precisei contar com a ajuda do pessoal do Reddit, mas nada que tenha me impedido sentir satisfação com o final conforme citei no início da postagem.

Minha única decepção não foi com a série, mas sim com o Spotify que tem os álbuns com o score da série, mas não disponibiliza para a plataforma brasileira. Quem me acompanha sabe o quando eu gosto de salvar a trilha instrumental de filmes e série para pode ouvir enquanto leio ou escrevo.

Título: Dark
Direção: Baran Bo Odar
Gênero: Drama, fantasia, ficção científica, mistério, romance e suspense
País: Alemanha
Ano: 2017
Classificação indicativa: 16 anos (IMDB)

Jonas está exausto. Ele só quer voltar para casa.

Dark é uma série alemã de 3 temporadas, todas disponíveis na Netflix, com episódios de 1 hora de duração em média. Recomendo para quem está cansado de produções óbvias que deixam a gente com sono por ser apenas mais do mesmo. Aqui precisamos prestar muita atenção para não se perder, ainda mais assistindo no idioma original com legenda sem saber sequer uma palavra em alemão. 😅

Alguém aqui já assistiu? Quem ainda não fez isso, não deixe de conferir!

Para ver outras postagens dessa coluna, acessem: 5 motivos.

16 comentários:

  1. Ah que emoção, uma das minhas séries favoritas ! Para quem gosta de mistério, desvendar enigmas essa série vai saciar ♡

    meu blog
    https://blogresenhandoju.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jú! Essa série está morando na minha cabeça desde que terminei de assistir. Quero muito ver de novo com as informações que tenho agora.
      Beijos;

      Excluir
  2. Eu assisti Dark assim que lançou, pois viagens no tempo é um tema que eu gosto muito. Porém, a série leva o tema à potência máxima, com várias indas e vindas e até universos paralelos. O mito do Eterno Retorno é um pano de fundo para os acontecimentos. Simplesmente sensacional. Uma das minhas séries favoritas. Eu revendo agora com meu filho e minha esposa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edu, lembro de ter visto a movimentação no Twitter na época, mas sem acesso a Netflix não pude assistir. Até demorei um pouco depois que me registrei na plataforma, mas já estou com vontade de assistir de novo. Sim, Dark é uma série que quando você acha que a trama já está bem complicada, ela complica mais um pouco.

      Excluir
  3. Eu vi a primeira temporada e gostei demais, achei uma história criativa. Quero rever para poder terminar a série. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, volte sim! é muita informação, mas é uma série muito boa. Coloca a gente pra pensar e prestar atenção. Recomendo!
      Beijos;

      Excluir
  4. Acho que deve ser uma série fabulosa mas de difícil entendimento. Nunca assisti à um único episódio da produção.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente! Espero que se tiver a oportunidade de assistir, você goste!
      Boa semana pra você também!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Espero que você tenha a oportunidade de assistir e goste.
      Beijos;

      Excluir
  6. Achei curioso pois uma colega do meu trabalho aconselhou-me esta série na semana passada. Vou ter mesmo de ver :)

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti na época do hype, lembro que gostei mas também lembro que realmente achei complexa e confusa e teve algumas coisas que eu não entendi. Mas como faz tempo e tenho uma péssima memória, hoje em dia não lembro mais de nada hahahaha!
    Mas muito legal saber sua opinião sobre :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo minha dificuldade foi assimilar quem era quem, depois eu mergulhei na história. Realmente é difícil acompanhar tanto detalhe. No final precisei fazer uma visita no Reddit..rsrs..
      Fico feliz que tenha gostado! :)

      Excluir
  8. Oi!
    Essa é uma série que tenho vontade de assistir e gostaria muito de ter assistido no tempo que ela estava no hype com geral assistindo!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu também queria ter assistido durante o hype, mas valeu a pena ter assistido mesmo depois de tanto tempo. É uma trama muito boa e complexa. Tava precisando.
      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.