agosto 13, 2022

[Resenha] Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 3

Cada vez que eu termino de ler um desses volumes eu sinto uma emoção agridoce. Nem acredito que o próximo já é o último. Nem preciso dizer que estou adiando o máximo que eu posso a leitura, não é? Mas, um dia terei que terminar, sendo assim, hoje venho finalmente trazer a resenha do volume 3, o penúltimo do box publicado pela editora Harper Collins Brasil.

Esse livro faz parte da lista 40 antes dos 40.

[Sinopse] Em 1887, o escritor escocês sir Arthur Conan Doyle criou Sherlock Holmes, o infalível detetive a quem os agentes da Scotland Yard recorriam para solucionar os mistérios mais intrigantes da Inglaterra vitoriana. Desde então, as aventuras do mestre da investigação atraem leitores ávidos por chegar à última página e ver o enigma desvendado. Para desvendar mistérios, o faro e a astúcia de Sherlock Holmes levam às fontes menos óbvias, às informações mais precisas. Um modelo que influencia até hoje a literatura policial e revela fôlego para impressionar gerações de leitores através dos tempos. O Volume 3 do Box da Obra Completa contém: A volta de Sherlock Holmes (Contos); O vale do medo (Romance). (Fonte: Skoob)

Não sei se todos vocês sabem, mas Conan Doyle tentou matar Sherlock Holmes e assim concluir suas aventuras, mas por pressão dos fãs acabou voltando atrás e trazendo o detetive de volta à ativa (quando falarem para vocês que o fandom de Sherlock é insano; acreditem. Eu faço parte e sou testemunha do que alguns membros são capazes de fazer). Notei certa diferença na escrita depois dessa tentativa do autor de não escrever mais sobre o detetive, algo muito sutil que nem sei descrever o que é, mas acho que foi só impressão. A qualidade das histórias continua a mesma.

Logo de início fui surpreendida com mais uma daquelas coincidências entre a minha fanfic e os originais de Conan Doyle (lembrando que eu escrevi antes de ler os livros). O sobrenome da minha personagem principal, escolhido por Mycroft quando ela precisou de uma nova identidade, está no índice de biografias de Sherlock Holmes, na letra M, e a descrição do detetive sobre o sujeito é "o envenenador". Minha personagem foi envenenada, por uma pessoa da família. Impossível sobrenome mais apropriado em uma fanfic de Sherlock. Não estou sabendo lidar com essas coincidências! Já tô com vontade de ver se a minha árvore genealógica cruza com a do Conan Doyle em algum ponto...😅

Já que é moralmente justificável, tenho de considerar apenas a questão do risco pessoal. Com certeza um cavalheiro não pode se preocupar muito com isso, quando uma dama precisa desesperadamente da ajuda dele, certo?” P. 160

Com a leitura aprendi a ver as pistas quase que da mesma maneira que Sherlock Holmes, mas nem de longe tenho a mesma eficiência dele para solucionar os mistérios. Na minha “nada humilde opinião”, como dizia Dumbledore, acho que meu raciocínio e o dele funcionam de forma semelhante. Por isso conseguimos ver coisas que os outros ignoram, e nos entediar com facilidade. E também deixar as pessoas irritadas com certa frequência... 😬 Gostaria de ter a oportunidade de trabalhar como ajudante do detetive para colocar minhas habilidades à prova.

Holmes sorriu. Ele sempre se emocionava com uma admiração sincera, a característica de um verdadeiro artista.” P.319

Em um dos contos (não vou falar o título para não ser spoiler) há uma ação inesperada de Holmes e seu amigo Doutor Watson, sempre tão prontos para ajudar a polícia a prender os criminosos. A dupla presencia um assassinato e simplesmente finge que não viu o que aconteceu. Na verdade, o doutor Watson quase interfere, mas é impedido por Sherlock enquanto os dois acompanham tudo do esconderijo onde estão. Há testemunhas inclusive que veem os dois fugindo da cena, mas Sherlock Holmes não tem qualquer problema em mentir para o detetive Lestrade o fazendo acreditar que a descrição que ele tem dos suspeitos não é boa e se recusando a ajudar no caso. Mas eles tiveram um motivo para fazer isso, e eu não vou julgar a atitude deles.

Com o livro de contos finalizado, minha intenção era ler outra obra antes de continuar, mas falhei miseravelmente. A pausa só serviu para me torturar e me deixar com saudade do doutor Watson, meu narrador favorito por quem sou apaixonada desde ‘Um estudo em Vermelho’. E é claro que eu senti saudade do Sherlock também!😜

Era nessas ocasiões que ele deixava por um instante de ser uma máquina de raciocínio e traía sua paixão humana por admiração e aplauso.” P. 188

O último livro desse volume é o romance ‘O Vale do Medo’. Assim como no que eu acabei de citar, aqui também tem uma história à parte dentro da trama principal com a vida anterior dos personagens. O recurso é interessante, mas comecei a achar um pouco longo e cansativo, até o plot twist. Simplesmente AMEI o desfecho.

Eu recomendo esse volume para aquelas pessoas que estão em dúvida se querem ler contos ou um romance completo, pois aqui têm os dois estilos literários. E aquelas que gostam de tramas intrincadas de mistério também irão gostar.

Quando me virei novamente, Sherlock Holmes estava sorrindo para mim, do outro lado da minha mesa. Levantei-me, encarei-o por alguns segundos com total espanto, e depois parece que desmaiei pela primeira e última vez na minha vida.” P. 13

Título: Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 3
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Tradução: Flávio Mello e Silva (A volta de Sherlock Holmes) e Luiz Orlando C. Lemos (O vale do medo).
Páginas: 472
Editora: HarperCollins Brasil
Ano: 2020
Link do livro no Skoob: Sherlock Holmes - Volume 3

Resenhas disponíveis no blog:

16 comentários:

  1. Olá,
    Essas edições parecem lindas demais. Eu só tenho ebooks, mas se eu curtir a experiencia como curti algumas das adaptações, vou investir.
    Eu acho legal ter contos também porque é leitura que acaba. Eso
    Mesmo vc terminando os livros, ainda sobrarão contos pra vc ler.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Eu preciso urgente parar de comprar edições de Sherlock, mas não resisto! Ainda mais se estiver em promoção! Agora encontrei outros livros do autor e vou ler também! Talvez sirva de conforto depois que eu terminar com Sherlock.

      Até mais;

      Excluir
  2. Olá, Helaina.
    Eu tenho as edições de bolso da Zahar do Sherlock, então nem sei quais obras estão nesse volume hehe. Tem personagens que as pessoas ama tanto que ninguém quer que termine suas histórias nunca. Aconteceu o mesmo com o Poirot da Agatha. Mas acho que para o autor não deve ser fácil. É tipo o ator que fica preso ao mesmo personagem por anos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Acho linda as edições da Zahar. Só não comprei porque são mais livros e literalmente tomariam mais espaço na estante. Esse box é mais fácil guardar. Mas tenho certeza que vou acabar comprando se encontrar uma promoção boa. Eu que lute pra encontrar lugar para guardar! Hahahaha...

      Excluir
  3. Olá.
    Quero muito ler todos os livros que tem essa história. Até hoje só assisti os filmes que foram inspirados mas pretendo ler os livros em breve.
    As edições estão lindíssimas. E amei a sua resenha.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Eu fui um pouco resistente para começar a ler, mas depois que comecei não consegui mais parar! Recomendo!
      Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado!

      Beijos;

      Excluir
  4. Nunca li ou vi nada sobre Sherlock Holmes, mas pra quem gosta do gênero deve ser tudooo!
    E imagino que deva estar adiando a leitura do último livro hahaha, mas sem dúvidas será sensacional.
    Ótima resenha :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria,
      Meu primeiro contato com o detetive foi pela série da BBC, e eu gostei bastante. Depois vieram os livros. Ah, eu eu assisti também uma animação chamada: "As Peripécias de um Ratinho Detetive", que é praticamente uma paródia de Sherlock e Watson! Fofo demais! Recomendo!
      Muito obrigada! :D

      Excluir
  5. Eu também achei curiosa essa despedida do personagem e do próprio autor com os leitores. Li recentemente o último volume de suas aventuras (o oficial) e no prefácio ele conta mesmo o desafio que foi encerrar a carreira do personagem. E acho que, se estivesse no lugar dele, também teria essa dificuldade, viu? Em relação a essa edição, eu acho muito linda, embora tenha ficado mais nas da Zahar e da Principis. Mesmo assim, que bom que sua experiência foi positiva e te entendo sobre adiar o "adeus" a Holmes e Watson, pois também fiz isso, hehe.

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou precisando me conter para não comprar várias edições. Acho lindas as da Zahar também, e recentemente adquiri os que tem a capa da série da BBC. Nossa, se despedir de um personagem é tipo quando o filho sai de casa (eu não sou mãe, mas ver o ninho vazio deve ser tenso).

      Excluir
  6. Oi
    eu quero ler os livros dele, eu fiquei enrolando na prime day para comprar o box que estava bem barato que acabei perdendo a promoção, quem sabe em uma próxima, legal das coincidência com sua história, eu acho que não conseguiria desvendar os mistérios como ele.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Nem posso ver essas promoções senão compro edições que ainda não tenho! Hahahaha...
      Eu adoro quando isso acontece, mas confesso que fico com um pouco de medo à vezes.
      Olha, até eu me impressionei pela quantidade de coisas que consigo antecipar acompanhando a investigação.

      Excluir
  7. Oi Helaina, muito legal ver essas coincidências entre a obra do Conan Doyle e a sua ~ acho que vocês devem ser mesmo parentes distantes. :) Essa coleção parece ser realmente incrível! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Já pensou?! Hahahaha... fiquei até com vontade de pesquisar minha árvore genealógica agora! XD

      Beijos;

      Excluir
  8. Adoro dicas de livros. Muito boas essas historias. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Sempre publico bastante por aqui!
      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.