junho 09, 2016

[Curiosidade] O Prisioneiro de Azkaban e o Tempo

Viagem no tempo é um tema recorrente em histórias de aventura e fantasia, diga-se de passagem, minhas preferidas. Já faz um tempo que li o livro Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e venho pensando na viagem com o vira-tempo que aconteceu no livro. Algumas coisas sempre foram bem confusas para mim e hoje, finalmente cheguei à conclusão do motivo disso: a história que acontece no livro, não tem futuro! Calma, vou explicar.

Quando pensamos em voltar no tempo para consertar alguma coisa esquecemos que o mais importante na história é termos futuro! Além de uma ferramenta que permita a viagem.

Se formos olhar a história de “Prisioneiro de Azkaban” notamos a ausência de um futuro de onde Harry e Hermione pudessem voltar.

Ficou claro na história Harry dizer que só conseguiu conjurar o patrono porque tinha visto ele mesmo conjurando. Mas como ele teria sobrevivido ao ataque dos dementadores para poder voltar ao passado se ele já não tivesse sobrevivido ao ataque? O que eu quero dizer é que não há uma linha do tempo que leve Harry vivo até o futuro para que ele possa voltar ao passado.