novembro 30, 2015

[Especial] NaNoWriMo 2015 - A Conclusão

Vim, vi e venci... ou melhor, me cadastrei, escrevi e venci.


Foi ao som de We Are The Champions do Queen (ver clipe no Youtube) que eu fiz minha atualização no site quando completei as 50K palavras necessárias (foram 50,068 na verdade). Por várias vezes achei que não fosse conseguir chegar lá. (Foi ainda pior quando eu descobri que o word conta o travessão como palavra. O jeito foi escrever todas as falas com o sinal junto à palavra para que a contagem ficasse fiel. Foi terrível ver o texto dessa forma, meio desformatado, sabe. Ainda mais pra mim que AMA coisas simétricas e certinhas). 

Minha história se desenvolveu bem, uma média de 2000 palavras por dia, mas lá pelas 40k ela acabou. Eu tenho uma visão de como uma história se forma parecida com a do Stephen King e pra mim ela se escreve sozinha. Quando termina, não tem muito que fazer a não ser que você escave mais um pouquinho e consiga encontrar os ossos faltantes no fóssil (quem leu o livro Sobre a Escrita vai saber do que eu estou falando, quem não leu, logo explicarei isso aqui na resenha).

Tudo começou no dia primeiro de Novembro quando eu pensei: “porque não?” e no impulso peguei uma ideia que guardava há muito tempo e comecei a escrever. Dessa forma fui vendo a história se formando, eu me tornando mais íntima dos personagens, meus olhos ardendo, mãos doendo, dor de cabeça...

Escrever é a coisa mais difícil do mundo!
E também a mais linda. Já estou sentindo saudades dos meus personagens, mesmo sabendo que ainda trabalharei um pouquinho na história antes de colocá-la para maturar antes da revisão. Eu gosto muito de ler, mas escrever ainda consegue superar. A sensação de viver o que os personagens estão vivendo pra mim é muito maior quando escrevo. São poucos os autores que realmente conseguem me envolver com a leitura e os que fazem isso pra mim valem ouro!

Quem não conhece o NaNoWriMo pode ler o outro post que eu escrevi sobre o desafio e inclusive ler dois trechos que eu selecionei para deixar vocês sentirem um gostinho: ler.

Eu recomendo a experiência para aqueles que querem seguir a carreira de escritor. Vivenciar durante um mês de forma intensa como é viver de escrita. O compromisso de escrever todo dia (okay, não escrevi todos os dias, mas quando pulava um dia compensava no outro) e não ficar esperando inspiração pra colocar as palavras pra fora.

Um conselho: antes de começar tenham uma ideia do que vão escrever cada dia. Isso ajuda muito e foi onde me atrapalhei. Depois que escrevi um cronograma com tudo o que ia acontecer na história ficou mais fácil seguir em frente.

Bom, foi um mês cansativo, o blog ficou meio parado, teve muito desgaste físico e mental, então ano que vem estou fora...

Claro que não! Já estou pensando na próxima história e vou deixar o cronograma organizado o quanto antes. Ideias não me faltam! Espero ter tempo em Novembro de 2016 pra fazer tudo de novo e que eu consiga mais um romance! Acredito que em breve vou estar com tudo pronto para publicar a história e quero vocês lendo e me dizendo o que acharam, heim!

Pensam que acabou? Não! Eu não podia deixar vocês sem mais um trechinho da história, né!
A mulher abriu a porta devagar e encontrou o marido nu sentado no chão do box com a água do chuveiro caindo sobre a cabeça. Ela tirou os tênis e entrou no cubículo com a roupa que estava sem se importar se iria molhá-la.
- Calma - ela o abraçou.
- Não queria... - ele soluçou. - Que você me visse chorando...
- Por quê?
- Não sei... - as lágrimas passaram a verter em maior quantidade quando ele a abraçou.
Alguém aqui participou do NaNoWriMo esse ano ou nos anos anteriores? 
Diga nos comentários como foi!

6 comentários:

  1. Parabéns!!

    Eu, como sempre, deixei para a última hora e vou completar o meu hoje! Então.. parabéns para nós!! rs rs rs

    Eu também me enrolei um pouco por não ter planejado a minha história. Mas o NaNoWriMo tem até um troféu para quem faz isso: "Pantster", rs rs rs. Ou seja, quem começa a escrever e nem sabe do que a história se trata.

    Ah, e eu fiquei sabendo hoje que existe um tal de Camp NaNoWriMo, que é um Nano que acontece em Abril e Julho (eu acho, ainda não li muito a respeito) e daí vc faz uma "tenda" com outros 11 escritores para se ajudarem... sei la, tenho que ler ainda. Mas já fiz o meu perfil lá! É da mesma empresa do Nano e eles até usam o seu mesmo login =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Obrigada! :D
      Eu sabia onde queria chegar, mas não conhecia o caminho.
      Olhei esse Camp por cima, parece que é exatamente pra você planejar o que vai escrever, se eu entendi direito é isso. Depois vou dar uma olhada com mais atenção.

      Beijusss;

      Excluir
  2. Oi Helaina!
    Queria tanto poder dizer que consigo escrever todos os dias, mas o trabalho no escritório, não me deixa. :(
    Mas eu gostei tanto desse projeto, deve ser recompensador ver a história ali pronta. Parabéns, te admiro muito.
    Beijos e quero ler sua história, ok?
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      Eu tive que me sacrificar um pouco pra reservar no mínimo 2 horas pra escrever todo dia, mas no final deu certo!
      Muito obrigada! :D
      Opa! Assim que conseguir vencer o medo de enviá-la pelo correio para registro e enfim publicar, te aviso!

      Beijusss;

      Excluir
  3. Parabéns Helaina! Que felicidade que fiquei em saber que você conseguiu! hahah' Adorei o trechinho de novo, imaginei uns personagens meus na cena!

    Eu não consegui terminar a minha historia *todos choram*. Na verdade a culpa foi totalmente minha, enrolei e procrastinei, teve dias que não pude escrever porque emprestei o notebook, outros tinham pessoas comigo e eu tenho vergonha de mandar sairem de perto para eu escrever ou escrever com alguém por perto (hahaha). Isso acabou me desanimando, e escrevi só um pouquinho mesmo. Mas ainda não desisti da minha história, talvez com um pouco mais de planejamento eu consiga terminar :D

    Beijos e parabéns de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina! ^^
      Obrigada! :D
      Hahahahaha....

      Eu resolvi mergulhar de cabeça e quase me matei por isso. É muito complicado escrever tantas palavras em um mês, mas no final das contas consegui. Eu também não gosto de escrever com gente olhando, passei esses dias no meu quarto, com fone de ouvido fingindo que o mundo à minha volta não existia. A casa é pequena, mas como somos poucas pessoas dá certo.

      Não desista não! Se não foi em um mês, leve o tempo que precisar, mas escreva! :)

      Muito obrigada! :D
      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.