setembro 17, 2015

[Resenha] Harry Potter e a Pedra Filosofal

Bom, resenha não é bem o que eu planejei fazer hoje. Como Potterhead #always, a minha ideia além de falar sobre o que eu achei do livro, é apresentar questões que estavam lá desde o início, mas não conseguíamos lembrar que estavam ao ler os outros livros. Sim, haverá spoilers nessa resenha para quem não leu a série toda (ou nem assistiu aos filmes), mas eu avisarei quando eles forem aparecer.

Um ponto a ser colocado aqui é que o livro que eu li para essa resenha foi a versão em inglês. Como já li todos em português pelo menos uma vez, estou relendo no idioma original para inclusive melhorar minhas habilidades no idioma ou “to brush up my English”, como meu professor de inglês costuma dizer. Para os quotes citados em inglês, colocarei a tradução correspondente em português publicada na edição brasileira.
Sinopse: Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrente, num duelo, o cruel Voldemort. (Fonte: Skoob)
Para ler a sinopse em inglês clique aqui: Harry Potter and the Sorcerer's Stone.

O problema de reler um livro é que você já sabe tudo o que vai acontecer certo? Errado! Mesmo que conheça a história toda, sempre tem um detalhe que você não reparou ou não se lembrava. A não ser que sua memória e atenção sejam muito afiadas (as minhas não são) pelo menos você pode reviver uma história que gostou muito.

Nesse primeiro livro conhecemos Harry e seus amigos e um mundo mágico para onde todos gostariam de ir. Se você não gostaria só pode ser trouxa (pessoa não mágica 'alias' muggle). Vemos as amizades se formando e os primeiros desafios surgindo para o pequeno órfão Harry que nem sabe por que é tão famoso.
“He'll be famous - a legend - I wouldn't be surprised if today was known as Harry Potter day in future - there will be books written about Harry - every child in our world will know his name!”
“Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no futuro como o dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry. Todas as crianças no nosso mundo vão conhecer o nome dele!” P.17
São apresentados vários personagens, mas quem já leu até o fim sabe que foi só uma pincelada sobre cada um. Eu gostei de todos com destaque nesse livro para Hermione, que sofre um pouquinho no começo, mas logo se enturma, e a professora Minerva McGonagall sempre “like a boss”. Adoro as duas.

Eu recomendo esse livro para pessoas que gostam de histórias aparentemente leves, mas que na verdade são bem profundas e apresentam o amor em sua forma mais sincera. Quem gosta de aventura e fantasia (its real for us) vai estar bem servido também.
.
Atenção!
Daqui por diante haverá spoilers 
 se você não conhece a história até o fim.
Você foi avisado.
 .
Coisa maravilhosa voltar ao início da série e ver o que eu perdi. Confesso que passei o livro todo procurando uma personagem que não estava lá. Sabia que Tonks havia terminado os estudos em Hogwarts em 1991 e pensei que ela poderia estar por lá no primeiro ano de Harry, mas ela saiu da escola no semestre anterior ao que ele entrou. #chateada

Mas vamos aos pontos que fazem dessa resenha especial.

Parte 1: Alguém me explica!
“The boat Uncle Vernon had hired was still there, with a lot of water in the botom after the storm. [...] Yeah - but we’ll go back in this.”
“O barco que tio Valter alugara continuava lá, com muita água no fundo depois da tempestade. [...] - É... mas vamos voltar nisso aí.” P.59
A minha pergunta: No começo da história, como os Dursleys saíram do farol e voltaram à terra firme se Hagrid e Harry levaram o barco embora? Não há nenhum lugar dizendo que o barco voltou para eles e Hagrid diz que veio voando. Acho que perdi alguma coisa. #AlguémMeExplica
“Your father left this in my possession before he died. It is time it was returned to you.”
“Seu pai deixou isso comigo antes de morrer. Está na hora de devolvê-la a você.” P.174
Vamos lá: tem um poderoso bruxo das trevas atrás do seu filho, por acaso você tem uma capa de invisibilidade “muy potente”. Então porque passá-la adiante ao invés de usá-la para se proteger? Dumbledore deixa claro que James deu a capa para ele antes de morrer. Será que ele precisava dela para alguma coisa?

Passado esse momento de perguntas que me consumiram por toda noite, passo para a segunda seção.

Parte 2: Momentos nem dei muita confiança, mas estava lá desde o início.
“Harry didn’t see how he could - yet he sometimes had the horrorible feeling that Snape could read minds.”
“Harry não imaginava como; no entanto por vezes tinha a horrível sensação de que Snape podia ler pensamentos.” P.191
Sim Harry. Ele pode fazer umas estripulias dessas. Só não temos certeza de com qual frequência ele faz isso. Apesar de que eu acho que você perceberia.
“Bane thinks Firenze should have let Voldemort kill me. ...I suppose that’s written in the stars as well.”
“Agouro acha que Firenze devia ter deixado Voldemort me matar... Imagino que isso também esteja escrito nas estrelas.” P.224
Bom, sim. Aí estava a profecia desde o início. Bem escrito nas estrelas.
“He was at Hogwarts with your father, didn’t you know? They loathed each other. But he never wanted you dead.”
“Ele estudou em Hogwarts com o seu pai, você não sabia? Os dois se detestavam. Mas ele nunca quis você morto.” P. 248
Vai dizer que você imaginava o tamanho da intensidade da história quando leu isso? Pois é... nem eu.
“But why would he wanted to kill me in the first piece? Dumbledore sighed very deeply this time. - Alas, the first thing you asked me, I cannot tell you.”
“Mas por quê, afinal, ele queria me matar? Dumbledore suspirou muito profundamente desta vez. - Que pena, a primeira coisa que você me pergunta, eu não vou poder responder. ” P. 254
Essa não passou despercebida, mas ficamos tão frustrados quanto o Harry por não saber a verdade.

Adorei reler Harry Potter e a Pedra Filosofal e mal posso esperar para começar a ler o segundo livro. Espero que vocês tenham gostado dessa resenha tamanho família (Weasley) e de relembrar os primeiros momentos da série. Não deixem de comentar!
 
No mais...
“Nitwit! Blubber! Oddment! Tweak! Thank you!”
“Pateta! Chorão! Destabocado! Beliscão! Obrigado!” P.109
Mais alguns quotes que eu separei:
“His turban, he told them, had been given to him by na African prince as a thank-you for getting rid of a troublesome zombie.”
“Seu turbante, contou ele, fora presente de um príncipe africano como agradecimento por tê-lo livrado de um zumbi incômodo.” P. 118
“There are some things you can’t share without ending up liking eacho other, and knocking out a twelve-foot mountain troll is one of them.”
“Há coisas que não se pode fazer juntos sem acabar gostando um do outro, e derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma dessas coisas.” P. 156
“- Yes - of course - but there’s no wood! Hermione cried, wringing her hands. - HAVE YOU GONE MAD? Ron bellowed. ARE YOU A WITCH OR NOT?”
“- É... é claro... mas não tem madeira... - lamentou-se Hermione torcendo as mãos. - VOCÊ ENLOUQUECEU? berrou Rony. - VOCÊ É UMA BRUXA OU NÃO É? ” P. 238
“Me! - said Hermione. - Books! And cleverness! There are more important things - friendship and bravery.”
“Eu! Livros! E inteligência! Há coisas mais importantes, amizade e bravura.” P. 245
“What happened down in dungeons between you and Professor Quirrell is complete secret, so, naturally, the whole school knows.”
“O que aconteceu nas masmorras entre você e o professor Quirrell é segredo absoluto, por isso, é claro, a escola inteira já sabe.” P. 252
“The trouble is, humans do have a knak of choosing precisely those things that are wrost for them.”
“O problema é que os humanos têm o condão de escolher exatamente as coisas que são piores para eles.” P. 254
“Call him Voldemort, Harry. Always use the proper name for things. Fear of a name increases fear of the thing itself.”
“Chame-o de Voldemort. Sempre chame as coisas pelo nome que têm. O medo de um nome aumenta o medo da coisa em si.” P. 254
Título: Harry Potter and the Sorcerer's Stone
Autora: JK Rowling
Páginas: 309
Editora: Scholastic
Ano: 1998
Link do livro no Skoob: Harry Potter and the Sorcerer's Stone

Gosta de fanfics da série Harry Potter? É fã do Remus Lupin? Então conheçam as fanfics onde ele é o personagem principal. Leiam pelo Wattpad: Lana Lupin Fanfics (w) ou pelo Fanfiction.net: Lana Lupin Fanfics (f).

24 comentários:

  1. Oi querida,
    Se puder dar uma passadinha lá no blog hoje tem um post mega especial sobre a Bienal do Rio com direito a promoção.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/09/bienal-do-rio-2015-parte-i.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Obrigada pelo aviso. Infelizmente eu estava viajando e não tive como acessar seu blog... =/
      De qualquer forma passarei lá depois para ler o post! ;)

      Beijusss;

      Excluir
  2. Hey Helainita como vai?
    Voce leu em ingles tb ? UAUUU ta chique hein menina!
    Relendo sua resenha, deu uma saudade de hp hehehehe
    E sabe, esses que voce separou... Jamais imaginaria a intensidade com o Snape :o genteee, tantas coisas que acabam passando despercebidas :o
    Voldemort... Tonks, GENTE, quanta coisa! Me senti muito :o ao ler sua resenha, se é que me entende
    ADOREI menina, A-D-O-R-E-I!!!
    OPAA, aí sim :D
    quando responder me mostra ;)
    Um beijo!
    Pâm - www.interrruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu estou adorando praticar inglês e fazer essa viagem de novo!!
      Pode deixar que eu te aviso sim! ^^

      Beijusss;

      Excluir
  3. Helaininha, rapidinho, voltei :D
    Acabou ontem a postagem de especial pra autora... é uma fofura que só, espero que possa ler um dia sim :DD
    o Ed é bem bacana né <33333 adooooooro ele!

    Terminou o livro? QUE BACANAAA :DD
    Você tambem escreve fanfic ? <33333 ai que amorzinho Helaina, vou ver se dou uma olhadinha :3E ainda por cima escreve em portugues e em ingles? UAUUUU ta podendo hein moça?
    vai publicar na Amazon? que bacanaaa, publica publica publica :D
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! ^^
      Espero que sim!

      Pois é. Agora é partir pra revisão!
      Escrevo sim. Não tenho muitos leitores, mas faço pelos poucos que me leem.
      Não sei se as em inglês ficam muito boas, mas... tô correndo o risco.
      Estou pensando seriamente.

      Beijusss;

      Excluir
  4. Olá,
    Eu amo essa série, ainda não terminei de ler todos os livros, mas sou apaixonada e confesso que poucas vezes vi um pessoa escrever tão bem quanto a J.K.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu já li os livros uma vez, mas faz tento tempo que já estava passando da hora de ler de novo!
      Sim! A escrita dela é excelente!
      Acompanhe as resenhas aqui no blog e você vai acabar ficando com vontade de ler todos! :)

      Beijusss;

      Excluir
  5. Oi Helaina!
    Eu AMO Harry Potter, quero ver se releio (de novo. rs) em breve.
    Você me fez pensar em detalhes que me deu saudade. É uma excelente leitura, será o primeiro livro dos meus filhos, HAHAHAHA.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra! ^^
      Já fazia tempo que eu estava querendo reler e agora que consegui os livros em inglês vi uma ótima oportunidade para finalmente fazer isso.
      Ah, dos meus também! Junto com os contos de fadas vai rolar muito os contos de Beedle o Bardo!

      Beijussss;

      Excluir
  6. Ei Helaina, tudo bem?
    Adorei essa viagem na memória de Harry Potter. Eu também já reli os livros mais de uma vez, e pretendo ler em inglês, vamos ver se rola.
    Acho legal percebermos essas coisinhas que parecem tão pequenas num primeiro momento, mas se revelaram existenciais no decorrer da série.
    Sobre a questão da capa de invisibilidade, o Dumbledore explica um pouco pro Harry, acho que no último livro. Que ele ficou fascinado quando o James mostrou a capa a ele, e pediu para ficar um pouco com ela e estuda-la (ele sacou na hora que viu que aquela era uma relíquia da morte). Isso foi logo antes da morte dos Potters, e imagino que o James não viu problemas em ceder esse objeto tão poderoso, porque assim como Dumbledore, acreditava que o feitiço na casa deles era por demais poderoso e impenetrável. E era mesmo, tanto que eles só foram encontrados por causa de uma traição.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! ^^
      Tudo bem, e você?
      Estou achando tranquilo. Só complica um pouco ler o Hagrid falando porque ele usa a língua mais coloquial, sei lá... você tem que ler as partes dele pelo som das palavras e não pela grafia que está no livro.
      Esse é o principal motivo que me animou a reler a série.
      Ah, então isso explica. Acho que eu ia acabar descobrindo no final então. Era um Easter Egg da JK.

      Beijusss;

      Excluir
  7. Um dos livros mais importantes na minha infância, li-o tantas vezes. Confesso o mundo do Harry Potter fascina-me totalmente :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ter lido na minha infância, mas quando lançaram o primeiro livro eu já era aborrecente e quando finalmente deixei de ser trouxa e assisti o filme já era adulta. De qualquer forma valeu muito à pena.
      À mim também. :D

      Excluir
  8. Nunca assisti nenhum filme do Harry Potter, quem dirá ler algum livro da saga HAHAHAHHAHAHA

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também falava assim e garanto que o arrependimento dessa atitude me acompanha até hoje. Não vale à pena evitar conhecer alguma coisa. O melhor é ver e se não gostar aí sim criticar. Com Harry Potter, acho difícil isso acontecer.
      Vai por mim, experimente!
      Mal não vai fazer.

      Beijusss,

      Excluir
  9. Hey, Helaina!
    Pra mim, Harry Potter é uma coleção universalmente amada e conquistará a todas a gerações futuras, nunca vai sair de moda.
    E acredito que todas as vezes que relermos esses livros, será sempre como a primeira vez.
    Impossível não amar. <3

    Adorei sua resenha!

    Beijo grande!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra! ^^
      Pra mim também!!
      Eu estou experimentando isso mesmo. Eu achava que sentiria tédio ao reler, mas está me surpreendendo. Mesmo já sabendo o que acontece está sim sendo (quase) como foi da primeira vez.

      Beijusss;

      Excluir
  10. Incrível, HP é simplesmente um clássico! E reler um livro (principalmente uma saga) é uma ótima experiência... Gostei dos pontos que você abordou! Realmente, muitas coisas eu nem pensava quando eu li o primeiro livro rsrsrs Talvez eu re-leia, só falta o tempo... Mas enfim, parabéns pelo blog e pela resenha e.e

    http://www.decidindose.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Realmente!! Entrará para a história do lado de As crônicas de Nárnia e Alice no País das Maravilhas.
      Eu estou mando a experiência de reler! :D
      Espero que você tenha tempo e consiga reler também!
      Muito obrigada! :D

      Beijusss;

      Excluir
  11. Olá!!
    Achei um amooor o seu post *---*
    Sou doida para ler qualquer livro em inglês, justamente para isso, aperfeiçoar meu inglês!
    Amei ter colocado os quotes em inglês :D e os bonequinhos? nem comento, gostei muito!
    A Pedra Filosofal foi o único que li até agora, mas pretendo terminar assim que possível. É interessante ler um livro novamente, ainda mais quando já se sabe a história, dá para prestar mais atenção nos fatos, realmente.

    Beijos - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Fico muito feliz que tenha gostado! :D
      Eu estou começando a fazer isso aos poucos e escolhi esse que já li então não corro o risco de ficar perdida.
      Que bom que você gostou! E usando a versão em português pra ajudar nem precisei traduzir.
      Pois é, aposto que tem muita coisa que passou desapercebida durante a leitura da série. Ansiosa para descobrir tudo!

      Beijusss;

      Excluir
  12. Oii,
    Ai super apaixonada pelos gifizinhos da postagem haha
    Eu cheguei a pegar esse livro emprestado, mas tive que devolver sem terminar.
    Espero ler a série toda, em breve, porque adoro os filmes :D
    E quem sabe pinta a oportunidade de ler no original, também.

    bjs e tenha uma ótima terça.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      São muito fofos mesmo, né??
      Poxa, que pena...
      Espero que você tenha a oportunidade de ler sim!! :D
      Pois é!!

      Beijussss;
      Obrigada! :D
      Uma ótima terça para você também!!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!
- Todos os comentários, sem exceção, são respondidos. Clique em "Notifique-me" e fique de olho.

- Atenção:
Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog. Saiba mais: Políticas de Comentários.

Obs: Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...