agosto 22, 2015

[Resenha] A Vida o Universo e Tudo Mais

Infelizmente os livros estão começando a me entediar. Muita descrição, divagação e pouca ação estão começando a deixar a leitura arrastada.
Sinopse: A Vida, o Universo e Tudo Mais - Após as loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos em "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e "O Restaurante no Fim do Universo", Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina. Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit. Este é o terceiro volume da "trilogia de cinco" de Douglas Adams, um dos mais cultuados escritores de ficção científica de todos os tempos. Seu humor corrosivo e sua habilidade em criar situações improváveis tornam seus livros indispensáveis para qualquer um que tenha capacidade de debochar de si mesmo. Usando o planeta Krikkit como paródia da nossa sociedade e das guerras raciais, Adams cria uma história divertida, inteligente e repleta dos mais inusitados significados sobre a vida, o universo e tudo mais.
As tiradas do livro ainda estão bem engraçadas, mas tem alguma coisa nessa série me deixando cansada da história. Acho que a única motivação que tenho para continuar lendo é a curiosidade para saber como tudo vai terminar.
"É isso que POP quer dizer. Problema de outra pessoa. O cérebro simplesmente o apaga, como um ponto cego. Se você olhar diretamente para ele não verá nada, a menos que saiba exatamente o que é. A única chance é conseguir ver algo olhando de soslaio."
"O mais perturbador em tudo isso - tirando a Estátua, que estamos aos poucos introduzindo, por etapas - era a implicação muito clara de que todas aquelas pessoas e criaturas eram de fato uma só, repetida várias vezes."
"A instabilidade do voo do prédio o deixava em pânico e, após algum tempo, pegou a toalha que estava na bolsa e fez com ela algo que, mais uma vez, justificava sua posição suprema na lista de coisas úteis que devem ser levadas ao pegar carona pela Galáxia: vendou os olhos, pois assim não teria que ver o que estava fazendo."
Pelos quotes dá pra perceber como são os livros. Esse é o ritmo e as ideias escritas na maior parte do livro. As críticas à sociedade e o humor ácido de Adams continuam, mas não foram suficientes para fazer a leitura fluir.

Eu vou continuar lendo, mas depois de um descanso entre esse livro e o próximo. É uma leitura interessante e não posso dizer que não estou gostando, mas prefiro histórias mais ágeis do tipo que tiram o fôlego.
 
Título: A Vida o Universo e Tudo Mais
Autor: Douglas Adams
Tradução: Carlos Irineu Da Costa
Páginas: 160
Editora: Sextante
Ano: 2005
Link do livro no Skoob: A Vida o Universo e Tudo Mais
Bom, infelizmente criei muitas expectativas sobre esse livro e ele não foi tão legal assim.
Alguém já havia lido? Animou em ler?

6 comentários:

  1. Muuuito legal, como sempre suas postagens são maravilhosas <3 :D

    www.naprimaverablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não conhecia o livro ainda, parece ser legal. Mas entendo o que você quer dizer com livros de tirar o fôlego. Existem livros bons, mas existem aqueles que são únicos, inesquecíveis!

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Pois é.. gosto muito de livros que são mais assim. Quando fica muito parado me desanima um pouco.

      Beijusss;

      Excluir
  3. Olá, Helaina! Você falou das suas resenhas a respeito dessa coleção e vim dar uma olhadinha, haha ❤️

    Eu acho que de todos os livros esse terceiro é o mais... Doido? O começo até me prendeu bastante, mas lembrei que no meio eu estava meio perdida?
    Em geral acho que esse sentimento é um tanto comum na coleção do Adams. O enredo dele não segue convenções e pode ir pra lugares e situações nada esperadas, sem que ele se preocupe em ambientar o leitor.

    Mas oque eu gosto na coleção é justamente as críticas a sociedade e o tom Nonsense em aborda-las. Daí consigo curtir bastante. É nesse que tem os antagonistas xenófobos, né? Acho interessante a lógica deles serem pessoas tranquilas e boas que gostam de música e de repente resolvem exterminar as outras civilizações das galáxias, a crítica sempre me pega, pode ser qualquer pessoa desde que motivada e influenciada por coisas/idéias erradas. É nesse que o Arthur "aprende a voar" (literal e metaforicamente) também, né? Eu estou tentando voar também, até agora o Arthur teve um sucesso e eu não, aí aí, mas um dia eu consigo (esperança é a última que morre haha).

    Enfim, sou muito suspeita pra falar, porque as sátiras de Adams, cada uma, me faz refletir horrores. E ao mesmo tempo acho elas leves, em questão de como ele as trás e aborda.

    Os livros do Adams é difícil de explicar, tem sacadas excelentes e ao mesmo tempo momentos de marasmo que dá ressaca literária, eu sei. É uma montanha-russa. Mas em geral eu amo as sátiras dele! E as metáforas! Ah, a criatividade pra tanto nonsense e referências também. Enfim, eu gosto dessa coleção. Muito!

    Mas é aquilo, tem livros que toca agente, que nos enternece, que faz pensar, que envolve agente, que criamos apego, e tem outros que não. E tudo bem, haha.
    Teve uma pessoa que virou pra mim depois de criticar um livro que gosto e disse: esse livro pode até ficar marcado no mundo da literatura, pode até ficar marcado no coração dos fãs, mas não no meu coração.

    E acho que é bem isso, sabe? Tem coisas que o público em geral (ou um público em específico) pode gostar e nós não, e tudo bem. Existe gosto e opinião popular E gosto e opinião pessoal (subjetiva), ambos podem viver em harmonia!
    Tem vários livros que as pessoas amam e eu fico: ????
    E tudo bem! Haha! Faz parte da vida lidar com opiniões dicotômicas!

    P.s: o quarto e quinto livro são tão doidos quanto, afinal ainda é Adams. Mas o quarto tem um romancezinho envolvendo o Arthur, tão Nonsense que o amor deles faz ambos estarem literalmente "nas nuvens" haha! E o autor quebra a quarta parede ao dizer "daqui até o penúltimo capítulo é só romance, se não gosta vai pro último capítulo que é onde tem o Marvin".
    Quebrou a quarta parede no quarto livro? Tinha que ser Adams!
    Mas não se engane, o livro é doido. Tenho que reler, porque tirando o romance eu não lembro qual é a trama, se é que tem! Haha!

    Em geral vejo o público amando o vol1 e 2, o terceiro é misto (tem quem ame, tem quem odeie), o 4 até agrada fãs de final relativamente feliz e romance, mas a maioria dos fãs do Adams crítica e diz que é o volume menos crítico e que "Adams devia está apaixonado", já o 5 é bem controverso, o final e destino dos personagens deixa a desejar, embora a mensagem seja passada. O consenso é que Adams se perdeu no meio da saga, que é boa, mas podia ser melhor!

    Enfim, deixa eu ir, que me empolguei aqui! Sorry!

    P s: Gosto de suas resenhas e colocações em suas várias postagens porque você é muito verdadeira quando escreve, não sei se já te falaram isso! Eu não sei explicar mas eu gosto muito! Na verdade seu blog é o único que prendeu minha atenção em anos! E pensar que eu cheguei aqui pelo Tumblr numa postagem de Sherlock! Sherlock Holmes sempre me trazendo boas surpresas ❤️🥰
    Bjs 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, que bom que você não achou essas resenhas muito estranhas. Nessa época eu ainda estava aprendendo como fazer e não tinha nem um roteiro pra seguir. Realmente acho que nunca li nada tão nonsense, eu até gosto, mas acho que estou mais acostumada a ver isso em filmes/séries do que em livros. Na leitura me sinto um pouco perdida demais pra acompanhar.

      Eu tenho vontade de, se for terminar de ler a série começar de novo. Os livros não são muito grandes então está tranquilo. Talvez na época que eu li não estivesse preparada para o que eu iria encontrar. E isso de um amar, outro odiar, e ainda quem não veja grande motivo para tanto barulho é super comum na literatura. Não sei porque as pessoas se estressam tanto com isso. Até mesmo sendo escritora eu sei que o que eu escrevo vai agradar uns enquanto outros irão detestar e está tudo bem. O que eu acho errado é grosseria contra quem escreveu ou quem gostou do que leu. Isso é desnecessário.

      Sem problema sua empolgação. Que bom que você gosta das minhas resenhas! Dá um certo trabalhinho escrever, e às vezes tem gente que não lê o texto, só passa os olhos e faz um comentário genérico. Já seus comentários tem base e é explícito que você leu o texto inteiro. Dá até mais vontade de escrever o próximo. Beijos; ❤️🥰

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.