março 26, 2014

[Resenha] Sereia

Bom, depois de uma semana de votação no Facebook (e não muitos votos...) tenho um livro escolhido para ser resenhado no blog! Essa imagem ficou na página [Blog] Mente Hipercriativa e para votar no livro que você quisesse ver resenhado era só curtir seu nome nos comentários.

E o vencedor foi: Sereia escrito por Tricia Rayburn!


A votação era entre três livros. No final desse post vou colocar os dois restantes novamente em votação e deixar o link para vocês escolherem a próxima resenha.

Agora, vamos à resenha!

Eu já estava com esse livro na minha lista de leituras faz um tempo. Finalmente consegui tirá-lo da estante e lê-lo. Minha meta e ler todos os livros não lidos que eu tenho na estante até o fim do ano!
Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo.
Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre. (Fonte: Skoob)
Fiquei com medo de esse livro ser mais um daqueles onde a história gira em torno de um romance, mas para a minha feliz surpresa, Sereia passa longe disso. É um mistério cheio de suspense mesmo. Claro que tem um casal pelo qual a gente torce, mas tem muito mais em jogo.

Gostei dos personagens principais. Vanessa, apesar de medrosa, faz de tudo para acompanhar sua irmã e os amigos, mas não é nada forçado. Justine, a irmã mais velha, assume o papel de bonita e destemida, mas sem menosprezar Vanessa. Elas na verdade são grandes amigas. Caleb e Simon são irmãos e amigos das meninas de longa data. Eu pessoalmente me identifiquei com o Simon e seu jeitinho nerd.

Temos ainda na trama uma família cheia de mistérios e segredos. Zara e Paige, são irmãs, mas bem diferentes uma da outra. Enquanto Paige se torna amiga de Vanessa, a garota nem ao menos consegue ficar perto de Zara que na verdade é bem antipática com a maioria das pessoas. A mãe das garotas, Raina, não gosta de ser chamada de mãe e aparenta ser uma mulher muito atraente, como sua filha Zara. A avó das meninas, Betty, não tem nada de avozinha doce, parece sim uma daquelas velhinhas de filme de terror. Gostei bastante da personagem.

Ainda temos os pais das meninas. Sua mãe é muito protetora e não deixa a filha em paz. Principalmente depois da morte da irmã mais velha, ela passa a tratar Vanessa como uma criança tentando inclusive controlar a vida da filha. O pai já é o oposto da mãe. É um doce de pessoa e acaba "salvando" a garota muitas vezes das neuroses de sua mãe.

O livro é narrado em primeira pessoa por Vanessa. Pessoalmente, prefiro livros em 3ª pessoa, mas isso não fez o livro deixar de ser bom. Talvez se fosse diferente nós não conheceríamos todos os segredos que ela descobre.

Por se tratar de uma trilogia, o livro termina com algumas questões em aberto. A trama central desse livro tem um desfecho, mas deixa um gancho para os próximos livros.

Eu recomendo esse livro. Tem um mistério, não tem romance melado (que eu detesto) e a leitura flui bem rápida. Demorei para começar a ler mas terminei bem rápido. O ponto negativo é que para saber aonde essa história vai terminar, temos que ler os outros dois da trilogia, mas isso eu ainda não fiz. Já li a sinopse do segundo e pareceu-me que vai ter mais romance. Isso me desanimou um pouco a ler, mas ainda não decidi se realmente abandonarei a série. Como primeiro livro ele conta uma história, tem um desfecho legal e deixa apenas algumas pontas para os próximos livros.

Sereia - Trilogia Sereia - Livro 01
Título Original: Siren (Siren, #1)
Autora: Tricia Rayburn
Tradução: Valéria Laim Delgado Fernandes
Páginas: 306
Editora: Verus
Ano: 2011
Link do livro no Skoob: Sereia
Então, já leram? Vão ler?

Agora o que eu falei no início da resenha!
Qual a próxima resenha que vocês querem ler aqui no Mente Hipercriativa?
Vocês tem até a próxima terça-feira (01/04) para votar:

6 comentários:

  1. A sinopse não me chamou muita atenção, mas a sua resenha foi muito boa e me fez dar uma "chance" para o livro. Vou pensar melhor nele e vejo se coloco na minha lista de leitura =D

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! ^^
      Pois é. Acho que foi por isso que o livro passou um tempão na minha estante. A sinopse talvez tenha sido voltada para um público com gosto diferente do meu.
      Espero que você goste! :)

      Beijusss;

      Excluir
  2. Este livro eu ainda não li, mas sua resenha me provocou curiosidade para lê-lo.

    Beijos,
    http://oestranhomundodeisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa! ^^
      Eu fiquei postergando, mas não me arrependi quando peguei-o para ler.
      Espero que você goste!

      Beijusss;

      Excluir
  3. Oi Helaina, tudo bom?
    Não é o tipo de livro que me atrai, mas leria para sair da zona de conforto. Dá uma chance para o romance no segundo livro. Quem sabe você não se surpreende?
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! ^^
      Tudo bem, e você?
      Eu me aventuro pra fora da minha zona de conforto, às vezes, mas não muito. Vou pensar no caso. Mas quando tem muito mimimi fico com vontade de largar o livro.

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.