novembro 25, 2013

[Resenha] Once Upon a Time Tale - Despertar

Terminei de assistir a primeira temporada, e terminei de ler o livro quase simultaneamente. Não queria que um antecipasse muito a surpresa do outro. Virei fã da série e espero que sejam escritos livros das próximas temporadas!

Nicos e Andrew de modelos mais uma vez!
Emma Swan sabe muito bem como se virar sozinha. Ela foi abandonada quando ainda era um bebê e a vida não tem sido exatamente um conto de fadas para ela. Quando o filho que ela abandonou anos atrás a encontra tudo se tornará ainda mais complicado. Henry tem 10 anos agora e acredita que a mãe tenha nascido em um mundo alternativo mágico e que, seja a filha desaparecida da Branca de Neve com o Príncipe Encantado. Emma não acredita em uma palavra, mas de acordo com Henry, ela é a única que pode quebrar a maldição, jogada pela Rainha Má, e que afeta todos os personagens dos contos de fadas. Eles estariam presos na nossa realidade, na cidade de Storybrooke, sem seus poderes mágicos e sem qualquer lembrança de quem realmente são. (Fonte: Skoob)

Quem acompanha esse blog já sabem: Eu sou muito fã de fantasia. Apesar de já ser uma balzaquiana, não vejo problema algum em amar esse gênero e viajar nas histórias. Quando a fantasia se mistura com a nossa realidade, gosto mais ainda. Por isso, quando ouvi falar de Once Upon a Time (OUAT), corri para assistir. Virei fã logo nos primeiros episódios. E quão grande e feliz foi minha surpresa ao descobrir que havia um livro inspirado na primeira temporada da série. Corri para comprar e devorar!

Esse livro tem recebido críticas por ser mais focado em uns personagens do que em outros e por ser diferente da série original. Concordo que o livro seja assim, mas por ser um livro inspirado na série acho totalmente válido. O livro não tinha a proposta de ser uma cópia fiel e o que vemos nele provavelmente se baseia nas preferências da autora. 

Outro detalhe é que enquanto a série tem 22 episódios, o livro tem 17 capítulos. Como cada capítulo trata de um episódio distinto, essa diferença já nos prepara para um conteúdo diferente com mais espaço para algumas cenas e do que outras. Algumas passagens idênticas à série e outras nem tanto.


- O bem nem sempre perde - replicou Emma. - O que acontece é que é mais difícil para o bem, porque joga com mais regras. (Pág. 129)

O livro é dividido em 3 partes: Corações Errantes, Corações Perdidos e Achados e Perdidos e em cada uma temos um evento principal, mas como se trata de uma série, na última parte, mesmo com a solução do evento principal, tem uma deixa para a próxima temporada que nos faz ficar com um gostinho de quero mais.


Os personagens são adoráveis. A primeira que conhecemos é Emma Swan. Ela mora em Boston e é surpreendida em seu aniversário pelo filho Henry. Ao levá-lo de volta para casa conhecemos Regina Mills, a mulher que o adotou e quem o garoto acredita ser a Rainha Má. Outros personagens principais que entram na história são Mary Margaret, David Nolan, Ruby, Vovó e Mr. Gold quem Henry acredita ser Branca de Neve, Príncipe encantado, Chapeuzinho Vermelho, a avó da Chapeuzinho e Rumplestiltskin respectivamente. Na verdade, muitos outros personagens de contos de fadas também aparecem na trama.

- Você realmente acredita em magia, então? - perguntou.
- Sou escritor. E mantenho a mente aberta.
- Claro, mas magia? (Pág.183)

Alternadamente são mostradas cenas em Storybrooke e no Reino Encantado, antes da maldição ser lançada. Eu me identifiquei bastante com a Emma e virei fã de carteirinha da Branca de Neve, principalmente depois de conhecê-la no Reino Encantado. Ela é retratada como uma mulher destemida que tenta escapar das garras da Rainha Má e faz de tudo para se defender, completamente o oposto do estereótipo da princesa que fica sentada esperando o Príncipe Encantado.

- Você só está com medo - disse ele. - Isso acontece com todos os heróis pouco antes da grande batalha. É apenas um momento de fraqueza antes de voltar a lutar. (Pág. 282)

Ler esse livro foi como assistir a série com algumas variações, mas com a mesma história no geral. Eu recomendo o livro para quem gostou do enredo, mas não quer, ou não tem tempo para acompanhar a série. (Eu recomendo os dois. Tanto livro quanto série).


A Once Upon a Time Tale - Despertar
Título Original: A Once Upon a Time Tale: Reawakened
Autora: Odette Beane
Tradução: Júlio de Andrade Filho
Páginas: 304
Editora: Planeta
Ano: 2013
Link do livro no Skoob: A Once Upon a Time Tale - Despertar

22 comentários:

  1. Minha série queridinha e uma das favoritas!!
    Sou louca pra ler o livro. A terceira temporada da série é a melhor!! haha
    Beijo
    http://thais-monte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me apaixonei, mas ainda não terminei de assistir a segunda temporada. Péssimo hábito de dormir à noite. Preciso parar com isso.
      Eu adorei o livro! Bem que eles poderiam lançar um da segunda temporada também! :)

      Beijusss;

      Excluir
  2. Oi Amiga, não gostaria de ler este livro, mais pelo fato de não ter gostado do seriado, não gostei dos atores e por isso talvez tenha um pé atras.. Sei lá, sei que no momento eu não leria..
    Gostei de ler sua resenha no entanto, eu tb adoro fantasia!!

    beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/11/resenha-esta-terra-dourada.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila! ^^
      Bom, talvez o livro faça você ter outra ideia da história, já que lendo a interpretação fica por conta da sua imaginação.
      Eu sou muto suspeita pra falar de fantasia.
      Geralmente amo!! :D

      Beijusss;

      Excluir
  3. Oi! Estou super curiosa para ler este livro. Não sou fã de fantasia, pois ainda não li tantos livros do gênero e ainda não encontrei AQUELE livro de literatura fantástica que tenha me feito ficar realmente presa e encantada nas páginas\mundo novo. Entende?

    Adorei a resenha!
    Um beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni! ^^
      Entendo. Você já leu algum da série "As Crônicas de Narnia"? Eu recomendo principalmente o primeiro e o último da série (nenhum dos dois foi filmado ainda... espero que sejam um dia...). Acho que de todos de fantasia que eu já li esse é o #TheBest! :)

      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijusss;

      Excluir
  4. Estou muito ansiosa para assistir a série. E achei a caoa do livro bonito, e a proposta legal

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz as duas coisas simultaneamente. Ou pelo menos tentei!
      Adorei a experiência!

      Beijusss;

      Excluir
  5. Eu sou apaixonada pela série, mas ainda não estou acompanhando a terceira temporada. Com relação ao livro, estou com muitas expectativas sobre o que irei encontrar. Espero que apesar de não ter um enredo tão semelhante ao da série, a escritora tenha conseguido captar bem a ambientação da história e a personalidade de cada um dos personagens. Parabéns pela resenha tão bem escrita, Helaina! ;)
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/
    P.S. Tem uma promoção bem bacana lá no blog do livro 'O Circo Mecânico Tresaulti'. Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não. Fico o tempo todo tentando evitar spoilers quando procuro sobre a série na internet.
      Eu gostei, mas descobri que as opiniões sobre esse livro tem sido ame/odeie, como muita coisa hoje em dia, né?!

      Muito obrigada! :D
      Beijussss;
      Farei uma visita!

      Excluir
  6. Owmmmmmmmm eu AMO esse seriado, agora quero o livro RSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou fã!!
      Adoro a Snow! <3

      Espero que você goste do livro!
      Beijusss;

      Excluir
  7. Oiii! Tudo bem?
    Eu acompanho a série Once Upon a Time e AMO DEMAIS. Eu vivo indicando pra todo mundo. É minha série preferida. Agora em livros... Ai, muito feliz.
    Ainda não comprei o livro, mas está nos meus desejados. Hahaha
    Achei legal que, como você disse, tem algumas variações da série. É bom saber que haverão pequenas novidades quando eu ler!
    Beijos!
    http://leiturasdoedu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É minha série preferida agora também! :)
      Pois é, tem gente que não gostou, pra mim o livro ficou muito legal. São variações muito pequenas. Ou então as grandes eu não percebi..hahahahaha....
      Uma coisa que eu senti falta no livro foram muitas das histórias do passado dos personagens no mundo encantado. Só tem alguns. Mas de qualquer forma ficou bom! :)

      Beijusss;

      Excluir
  8. Oi Helaina, tudo bom?
    Não acompanho a série de TV, mas estou pensando em ler esse livro antes de assisti-la. Muitas pessoas elogiam e fiquei curiosa.
    Ótima resenha.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Leia sim!! Acho que você vai querer assistir a série depois pra saber como a história continua! :)

      Muito obrigada!
      Beijusss;

      Excluir
  9. Olá Helaina, boa tarde :D
    Estou louca para ler esse livro *---* Comecei a assistir a série (mas parei devido ao tempo, pretendo voltar a assistir em breve *-*) e amooo! É perfeita, e imagino que o livro deve ser igualmente perfeito (mesmo que diferente ^^)
    Parabéns pela resenha; fiquei mais curiosa ainda pelo livro.
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle! ^^
      É perfeito sim!!
      Muito obrigada! :D
      Espero que você leia e goste!

      Beijusss;
      Muito obrigada!
      Pra você também!!

      Excluir
  10. Vô nem comentar......QUERO MUITO ESTE LIVRO :P

    ResponderExcluir
  11. Oi Helaina, eu tenho muita vontade de assistir a série, parece muito bacana.
    Também não vejo nada de ruim em ser balzaquiana e amar fantasia, rs. A gente tem que ler/assistir coisas que nos completam e distraem.
    Achei linda a parte interna das divisões da história, obrigada por me deixar curiosa, rs

    Beijo
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Eu gosto bastante dessa série! Virei fã da Branca de Neve versão OUAT!
      Concordo! :)

      De nada! :D

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.