setembro 26, 2013

[Resenha] O Oceano no Fim do Caminho

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
Maravilhoso! Não tenho palavra melhor pra definir esse livro. Eu demorei um pouco para terminar de lê-lo, é verdade, mas única e exclusivamente porque eu não queria que acabasse. Infelizmente acabou e eu já estou com saudade das Hempstock. 

Neil Gaiman sabe criar um mundo incrível e completamente verossímil. Vi isso a primeira vez que conheci seu trabalho com Coraline (ler resenha) e agora, lendo O Oceano no Final do Caminho, foi como se estivesse lendo sobre um lugar que pudesse ser encontrado.

O livro é curtinho e narrado em 1ª pessoa por um homem de meia idade que, por causa de um velório, volta ao lugar onde cresceu. Lá ele se lembra de quando tinha 7 anos, e da aventura que passou com sua amiga Lettie Hempstock, ao sentar de frente para o lago da Fazenda das Hempstock no final da estrada, ou melhor, oceano, como insistia Lettie.
- É um oceano - insistiu ela. - Nós o atravessamos quando eu ainda era bebê, quando viemos da velha pátria - pág. 32
O minerador de opala, que apareceu para alugar um dos quartos da casa do garoto foi a gota d’água para uma série de acontecimentos um tanto perigosos. A morte do homem despertou alguma coisa muito poderosa e as Hempstock sabiam como lidar com aquilo. Mas nem tudo é tão fácil e pequenos erros são capazes de gerar grandes consequências. Os problemas aumentam ainda mais quando Ursula Monkton aparece para morar no lugar do minerador de opala e se tornar a nova governanta. 
Existem monstros de todos os formatos e tamanhos. Alguns deles são coisas de que as pessoas tem medo. Alguns são coisas que se parecem com outras das quais as pessoas costumavam ter medo muito tempo atrás. Algumas vezes os monstros são coisas das quais as pessoas deveriam ter medo, mas não tem. - Pág. 129
Fantasia envolvente do início ao fim. Desde o começo percebemos que Lettie, a Sra. Hempstock, mãe da garota, e a velha Sra. Hempstock, avó da garota, são guardiãs de algum segredo. Há muito mais no mundo do que ousamos imaginar. E elas parecem estar por aqui há muito tempo. Mais do que aparentam.

Vale à pena ressaltar também a paixão do garoto pelos livros. Eu adoro personagens que gostam de ler. 
Desde pequeno eu sempre pegava várias ideias emprestadas dos livros. Eles me ensinaram quase tudo o que eu sabia sobre o que as pessoas faziam, sobre com me comportar. Eram meus professores e conselheiros. - Pág. 92
Além disso, o menino é fã de fantasia e não conseguia entender como os adultos poderiam não gostar do gênero. Eu também não entendo.
As histórias para adultos nunca faziam sentido, e a ação nelas demoravam muito para acontecer. Elas davam a sensação de que havia segredos, segredos maçônicos, míticos, envolvendo a idade adulta. Por que os adultos não queriam ler sobre Narnia, ilhas misteriosas, contrabandistas e fadas traiçoeiras. - Pág. 66

Assim como diz na sinopse a história é emocionante, assustadora e melancólica. O final é lindo e inesperado de um jeito muito meigo. Eu queria que esse livro tivesse uma sequencia. A história merece. Recomendo “O Oceano no Fim do Caminho” para todos os fãs do gênero, fãs do Neil Gaiman e para todos os que gostam de uma boa história.




O Oceano no Fim do Caminho
Título Original: The Ocean at the End of the Lane
Autor: Neil Gaiman
Tradução: Renata Pettengill
Páginas: 208
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Link do livro no Skoob: O Oceano no Fim do Caminho

30 comentários:

  1. Acho engraçado as resenhas desse livro. Algumas pessoas amam e outras odeiam porque dizem que é parado. Eu ainda preciso ler pra descobrir o que eu acho. hehehehe
    Adoro esse clima melancólico nos livros! Mas eu tenho que estar no clima para tal.
    Acho que vou tirar ele do armário por esses dias.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parado?? Nossa. Acho que é a última coisa que eu pensaria desse livro.
      Quanto a ser melancólico, é só o finalzinho. É que é um pouquinho triste, mas o livro todo é incrível! Se você estiver no clima para ler uma aventura, por ler sem medo!
      Espero que você goste! :)

      Beijusss;

      Excluir
  2. Neil Gaimam põe diálogo demais para eu conseguir ler... kkkk
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai brincando....rsrsrs...
      Pra mim ele é perfeito! Pretendo ler os outros livros dele. Se forem tão bons quanto este ele vai para minha lista de autores preferidos junto com a JK Rowling e o CS Lewis! ^^

      Beijusss;

      Excluir
  3. Oi amiga, tenho muita curiosidade de ler este livro, li resenhas ótimas elogiando e também li resenhas que não foram tão positivas, então estou na dúvida..
    Eu não poderia comprar no atual momento, sem condições, só compro livros agora ano que vem hehe
    Eu gostei muito do enredo, e capa maravilhosa em que vc pode parar e ficar olhando e pensando nas maravilhas do que se promete..


    beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga! ^^
      Ah, eu gostei bastante, mas sou meio suspeita pra falar de fantasias..rsrs
      Sei como é... também estou me segurando por hora! XD
      E tem maravilhas aí dentro! Pode confiar! E ele é curtinho. Muito rápido de ler! :)

      Beijusss;

      Excluir
  4. É chato admitir, mas as melhores histórias devem terminar onde terminaram. Dar uma sequência a elas as vezes pode acabar por matar a história original. Este livro é completo e único. Em amarrei nele também. Recomendo a qualquer um!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom isso é verdade! Mas o que eu queria mesmo é saber o que aconteceu com "você sabe quem" (não é do Voldemort que estou falando.. hahaha) no final. Por isso achei o final feliz e triste ao mesmo tempo e o classifiquei como inesperado e meigo.
      Eu também recomendo!
      Já vou procurar o próximo livro do Neil Gaiman pra ler! :)

      Excluir
  5. Estou louca pra ler[
    esse livro, sou apaixonada por essa capa e
    a premissa é muito boa

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo muito!
      Se você gosta de fantasia é um prato cheio!
      E o livro é curtinho e a leitura muito rápida! :)

      Beijusss;

      Excluir
  6. Oie :)

    Nossa tenho que ler esse livro o mais rápido possível pois sei que amarei ele com todas as minhas forças, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me apaixonei já nas primeiras páginas! Demorei pra ler porque eu não queria que acabasse! :)
      Quero muito encontrar outros livros assim!

      Beijusss;

      Excluir
  7. Que resenha interessante. Gosto de livros assim, onde ficamos presos querendo saber o que irá acontecer no desfecho da história.

    Abrs!
    http://portalvitamina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também e esse foi uma agradável surpresa depois de muito tempo sem que isso acontecesse comigo. Simplesmente amei!

      Beijusss;

      Excluir
  8. Oi Helaina!! Ainda não li nem um livro do Neil e estava um pouco receosa, mas estou ficando cada vez mais interessada em conhecê-lo porque só vejo resenhas positivas.
    Parabéns pelo post :))
    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanesa! ^^
      O único livro que eu tinha lido dele era Coralina, mas como muito fã do filme, acabei gostando mais do filme do que do livro. Mas esse livro foi uma ótima experiência. E o bom dele, para quem ainda não leu nada do Neil mas tem curiosidade, é que é um livro muito curtinho e a leitura super rápida.

      Muito obrigada! :D
      Beijusss;

      Excluir
  9. Eu já li \o/

    me lembrou muito o livro Marina, do Zafón. Um homem se lembrando de algo que aconteceu quando ele era criança, uma menina que parecia ter mais idade do que realmente tinha, e um mistério.. Já leu Marina? Também é bom ^^

    Me apaixonei pelo Neil Gaiman depois que li Lugar Nenhum, a capacidade dele de criar mundos é incrivel. O Oceano no fim do caminho é o terceiro livro dele que leio, mas pretendo ler todos rsrs

    Também adoro personagens que adoram ler, são os mais legais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, né?!
      Sério? Legal! Estou com Marina aqui! Vou aproveitar pra ler!

      Ainda não li "Lugar Nenhum", mas tenho muita vontade! :)
      Sim! É realmente incrível!

      São sim!

      Beijusss;

      Excluir
  10. estou louca para ler esse livro desde que fui a Turne Intrínseca, rs. Bom saber que é tão lindo quanto parece, rs
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro me surpreendeu muito. Não esperava que fosse tão bom. Realmente gostei!

      Beijusss;

      Excluir
  11. Esse livro tem a sua cara Helaina e fico feliz que tenha gostado.
    Ainda não li nada do Neil Gaiman, mas esse livro parece ter uma história interessante.E ainda não é caro.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É o tipo de livro que eu AMO! :)
      Leia sim! o Neil é surpreendente. Tem um talento incrível para contar histórias! :)

      Beijusss;

      Excluir
  12. Até agora li muitas resenhas positivas à respeito desse livro, estou curiosa por essa história ^^
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito boa! Não consegui parar de ler até terminar.
      Mesmo tentando ler devagar para o livro demorar a acabar...rsrs...

      Beijusss;

      Excluir
  13. Olá Helaina, boa noite ^^
    Tenho muita vontade de ler esse livro, assim como outros do autor (nunca li nada dele :S). Esse parece ser bem interessante *-* E o fato do personagem gostar de ler... só faz a vontade de ler o livro aumentar :D
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura.
    Beijinhos e tenha um ótimo fim de semana.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle! ^^
      Agora eu também quero ler mais livros dele! Esse foi realmente muito bom!
      Verdade! Engraçado como personagens assim me cativam logo no início.
      Obrigada! :D
      Uma ótima semana pra você!

      Bijuss;

      Excluir
  14. Olá, obrigado pela visita!

    Vim retribuir e ler mais um texto.

    Gostei de mais desse livro, digo, do jeito que fez ele parecer, realmente deu vontade de ler, acho que vou coloca-lo na minha lista de leitura e tenho certeza que valerá muito a pena!

    Gostei do formato do texto e do modo que usou colocando trechos e seu comentário sobre, muito bom de verdade!

    Amanhã eu volto, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      De nada! Obrigada por ter voltado também!
      Esse livro é muito bom. Curtinho, encantador e muito bem escrito! Apaixonei!

      Muito obrigada!

      Beijusss;

      Excluir
  15. Eu nunca li nada do autor, mas confesso que tenho muita curiosidade para conhecer a escrita dele. Só não começaria por esse livro, não sei, tenho a impressão de que não vou curtir muito. Acho que é porque penso que o assunto é mais denso e precisa ser lido no momento certo.

    *Obrigada pela visita no Seja Cult. *O*

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi minha segunda experiência com o Neil Gaiman, o primeiro livro dele que li foi "Coraline". Gostei, mas sou mais fã do filme.
      Esse livro é muito bom. Pura fantasia! O que eu mais gosto!

      De nada!
      Obrigada pela visita aqui também!
      Volte sempre!

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.