julho 11, 2013

[Sessão Pipoca] Desventuras em Série

Klaus (Liam Aiken), Violet (Emily Browning) e Sunny (Kara Hoffman e Shelby Hoffman) são três irmãos que repentinamente recebem a notícia de que seus pais morreram em um incêndio. Como são menores de idade eles não podem ainda herdar a fortuna de seus pais, o que apenas ocorrerá quando Violet, a mais velha, completar 18 anos. O trio passa então a morar com o Conde Olaf (Jim Carrey), um parente distante bastante ganancioso, que deseja tomar a fortuna das crianças para si. Para atingir sua meta Olaf não medirá consequências.
Fonte - AdoroCinema

No começo do filme, somos apresentados ao menorzinho dos Elfos em uma animação muito colorida. Há uma música alegre ao findo, pássaros cantando... Mas logo essa alegria dá lugar à narração melancólica de Lemony Snicket (Jude Law). Ele recomenda a todos que saiam do cinema, pois ainda a tempo de assistir uma estória mais feliz, o que não é o caso do que estamos prestes a conhecer.  
Na cena seguinte conhecemos os três irmãos Boudelaire na Praia de Sal quando Sr. Poe (Timothy Spall) chega para lhes contar sobre a grande desventura que acaba de se abater sobre sua família. O incêndio na mansão Boudelaire e a morte de seus pais.

Como o filme é baseado nos três primeiros livros de 13 que compõe a obra Desventuras em Série, ele acaba sendo dividido em partes distintas correspondentes a cada obra. No início, Klaus, Violet e Sunny são entregues ao seu ganancioso tutor Conde Olaf. Além ser um parente distante de quem as crianças nunca tinham ouvido falar, o único interesse dele nos irmãos é sua grande fortuna. Ele é uma pessoa má, que pouco se importa com o sentimento das três crianças que acabaram de ficar órfãs e os transforma em servos às suas inúmeras e descabidas vontades. Isso quando não está tentando matá-los. Essa parte faz referência ao primeiro livro da série: Mau começo (Ler resenha do livro - Livros y Viagens).

Na sequência, somos apresentados ao tio Monty (Billy Connolly). Ele trata os Boudelaire bem melhor do que o Conde Olaf, mas infelizmente esse livro não é sobre acontecimentos felizes. Como prometeu às crianças, quando se separaram na parte anterior, o vilão segue no encalço delas e desta vez aparece disfarçado como Stephano, assistente substituto do tio Monty, um renomado herpetologista, já que o assistente anterior se encontra indisponível para o trabalho. As crianças tentam avisar o tio, mas não conseguem. Essa parte é baseada no livro: A Sala dos Répteis (Ler resenha do livro - Livros y Viagens).

O livro O Lago das Sanguessugas (Ler resenha do livro - Livros y Viagens) serve de referência para essa terceira parte do filme. Agora os irmãos estão sobre a guarda da tia Josephine (Meryl Streep), mais um de seus parentes distantes dos quais eles nunca ouviram falar. A nova tutora dos irmãos é emocionalmente instável. Ela tem um medo irracional de praticamente tudo. De geladeiras, fogões, folhas de papel e até corretores de imóveis. A única coisa que desperta o interesse de tia Josephine é a gramática, que como ela mesma diz: “A gramática é a maior alegria da vida, vocês não acham?”. 

Como anteriormente o Conde Olaf encontra os irmãos mais uma vez. Agora sob o disfarce de Capitão Julio Sham. Mais uma vez os órfãos tentam avisar sobre a verdadeira identidade do farsante, mas não são ouvidas.

Na última parte do filme a estória volta a se referir ao livro Mau Começo e por isso os irmãos estão mais uma vez nas mãos do Conde Olaf que agora tem um novo plano para ficar com a fortuna dos Boudelaire. Casar-se com Violet. Todos pensam que “O Casamento Maravilhoso” é apenas uma peça teatral, e não tem ideia do perigo que os irmãos estão correndo. Principalmente Sunny.

Faz algumas semanas que estou lendo as resenhas dos livros da série no Livros y Viagens, blog parceiro do Mente Hipercriativa e fiquei com vontade de ler a série toda novamente. Como desventuradamente não tenho nenhum deles, decidi rever o filme.

Só tenho elogios para essa adaptação. Apesar dele não ter seguido de forma linear a estória dos três irmãos Boudelaire, o filme é lindo. Desde a primeira vez que eu assisti me cativou.

Emily Browning, Liam Aiken e as bebês gêmeas Shelby e Kara Hoffman ficaram lindos como os irmãos. Queria que tivessem continuado a filmagem das sequências com eles no papel.

Jim Carrey dando vida à Conde Olaf nem se fala. Você sente uma enorme raiva desse ganancioso e mais raiva ainda por ninguém perceber o quanto ele e sua trupe teatral fazem o que bem entendem à vista de todos com disfarces ridículos que até uma criança notaria.


Billy Connolly, tio Monty, também ficou ótimo no papel. Ele parece um tempo de calmaria em meio a uma tempestade. O único que tratou os irmãos com carinho durante toda essa jornada.

Meryl Streep dispensa comentários, né? Dizer que ela é uma excelente atriz é “chover no molhado”. Ela é a tia Josephine. Incorporou de forma excelente o personagem. Uma mulher desequilibrada com grandes mistérios escondidos.

Vale à pena assistir, quem ainda não viu, e rever, quem já viu. Recomendo também a leitura da série. As desventuras dos Boudelaire não param por aí. Para saber um pouquinho mais sobre cada obra visitem o blog Livros y Viagens e leiam as resenhas que já estão disponíveis por lá. Acessem: Desventuras em Série - Lemony Snicket.

Ficha Técnica (Cineclick):
Gênero: Aventura
Direção: Brad Silberling
Roteiro: Daniel Handler, Robert Gordon.
Elenco: Emily Browning, Jim Carrey, Jude Law, Shelby e Kara Hoffman, Liam Aiken, Billy Connolly, Meryl Streep.
Fotografia: Emmanuel Lubezki
Trilha Sonora: Thomas Newman
Duração: 113 min.
Ano: 2004
País: Estados Unidos


16 comentários:

  1. Oi amiga, sabe não tenho vontade de ver esse filme :(
    Mais gostei do seu post, eu nem sabia que a atriz Meryl Streep.. Adoro esta atriz..

    Beijos Mila
    Tem caixinha de Correio no Daily
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal Mila! E vive passando na Sessão da Tarde! :P
      O elenco é muito bom!

      Passarei lá!!
      Beijusss;

      Excluir
  2. Desventuras Em Série tem um zilhão de fãs timidos pelo Globo..
    Merecem mais atenção não? haha Parabéns pelo post ;)
    E Jim Carey é um genio apesar de ser doidão haha

    Até mais Ordeira \o
    www.TeNerdificando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo a série! Não sei porque os fãs são tão tímidos...
      Com certeza!! E mereciam mais filmes!!
      Ele foi um excelente conde Olaf!!

      Até!!
      Volte mais vezes! Senti sua falta!!
      Beijusss;

      Excluir
  3. Parabéns pelo post,incrível!
    Foi bom você citar e dar mais importância ao filme,que também é perfeito.Um dos poucos filmes baseados em livros que eu não mudaria absolutamente nada, ele por si só já é muito bom.Infelizmente,como você falou,eles não deram continuação,isso decepcionou-me bastante.
    Espero que você arranje um tempo para ler a série novamente,quando puder e não esqueça de continuar acompanhando as resenhas hein?
    Sucesso para o blog!
    Bjos,Camila:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!! :D
      Eu estranhei um pouco na estréia por eles terem alterado a ordem dos acontecimentos, mas acabei me acostumando.
      E sim. O filme é perfeito! Acho que o que mais me agrada é a fotografia!

      Espero que sim!! :)
      Pode deixar!
      Beijusss;

      Excluir
  4. Não sei muito sobre a história, mas seu post ficou ótimo Helaina.
    E obrigada pela indicação ao Livros y Viagens.

    Como minha prima tem todos, quem sabe eu não dê uma oportunidade? Pois parece que a leitura flui muito bem em todos os livros.

    Beijos! http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!! ^^
      Que isso!! Parceria é pra isso!!

      Leia sim! São livros muito interessantes e cheios de emoção!

      Beijusss;
      http://hipercriativa.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Nao gosto desse filme auhsuhas
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena... mas gosto é assim né. Cada um tem o seu! :)
      Beijusss;

      Excluir
  6. Oi Moça :)

    Adorei a 'Sessão Pipoca', Desventuras em Séries é uma ótima pedida... Deu vontade de assistir novamente, haha.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Esse filme é assim né! Escrevendo a resenha já deu vontade de assistir mais uma vez! rsrs

      Beijusss;

      Excluir
  7. Bem eu não li os livros e achei o filme muito esquisito rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que gostei muito do filme por isso!
      É um filme esquisito que você não consegue dizer quando ou onde se passa! XD

      Beijusss;

      Excluir
  8. Confesso que não gostei tanto do filme (em comparação ao livro), até porque eles despuseram os 3 primeiros volumes no filme, o que deixou algumas brechas. Mas ainda assim é legal, vale a pena dar uma conferida =) Quanto ao comentário do filme ser esquisito, essa é realmente a intenção da história, uma perspectiva diferente.

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não gostei disso. Acho que eles poderia ter filmado os três juntos, mas podiam ter mantido a sequência. O "casamento Maravilhoso" tinha que ter ficado antes das sequencias com o Tio Monty e a Tia Josephine.
      Acho que foi por isso que eu me apaixonei por esse filme!
      Queria que eles tivessem continuado filmando.

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.