julho 15, 2013

[Resenha] A Estrada da Noite


Uma lenda do rock pesado, o cinquentão Judas Coyne coleciona objetos macabros: um livro de receitas para canibais, uma confissão de uma bruxa de 300 anos atrás, um laço usado num enforcamento, uma fita com cenas reais de assassinato. Por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta.
"Vou “vender” o fantasma do meu padrasto pelo lance mais alto...”.
Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Sempre às voltas com seus próprios fantasmas - o pai violento, as mulheres que usou e descartou, os colegas de banda que traiu -, Jude não tem medo de encarar mais um.
Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa, numa caixa preta em forma de coração. Desta vez, não se trata de uma curiosidade inofensiva nem de um fantasma imaginário. Sua presença é real e ameaçadora. 
Para mim uma sinopse como essa é como uma bandeja de bombons para um chocólatra. Questão se tempo até a degustação começar. Assim que pude, comprei e logo estava lendo, mas para minha infelicidade, a leitura não fluiu. Muita descrição e pouca coisa acontecendo. Para piorar um pouco mais, palavras chulas e insinuação sexual fazem parte da estória. Eu praticamente abandonei o livro já me arrependendo de tê-lo comprado pra ler. Mas eu não desisti. Fui fazer uma viagem longa de ônibus e levei o livro comigo. Somente ele. E a tática deu certo. Não terminei de lê-lo na viagem, mas era o empurrão que eu precisava.
Essa parte que não estava fluindo, era exatamente o início do livro quando Judas (ou Jude, como ele é conhecido), havia acabado de comprar o paletó e estava passando por muitos problemas com a namorada, Georgia, e seu assistente, Danny Wooten, para se esquivar do fantasma recém-adquirido.  

Eu não estava me identificando com os personagens. Jude parecia muito antipático. Não respeitava a namorada. Seu verdadeiro nome inclusive era Marybeth, mas ele insistia em nomeá-la de acordo com seu estado de origem, assim como fizera com tantas outras mulheres que passaram por sua vida. Georgia, por outro lado, parecia apenas uma fã realizando o sonho de ir para a cama, com frequência, com seu ídolo. Jude também preferia evitar Danny, achando que ele sempre lhe trazia problemas. O assistente quase me conquistou, mas faltava alguma coisa pra eu realmente gostar dele. Os únicos com quem eu me identifiquei nessa fase do livro foram Angus e Bon, os cães de Jude.

A partir da segunda parte do livro, quando Jude, Georgia, Angus e Bon seguem para a estrada tentando fugir de Craddock McDermott, o morto, agora fantasma, e dono do paletó, o ritmo da leitura melhora bastante e isso acontece um pouquinho antes da página 100 - (Vejam o post que fiz na época para esse livro: [Li até a página 100] #2).

Além de a estória tomar um compasso mais frenético, passamos a conhecer melhor o casal Jude e Marybeth. O passado dos dois, inclusive antes de se conhecerem, vai sendo mostrado e sem perceber, de repente eu estava torcendo para tudo dar certo para os dois. Eles acabam sendo um casal fofo, do jeito deles.

Mas o livro não tem como foco principal o romance do casal e sim a luta de Jude para fugir do mais novo souvenir de sua coleção: o fantasma de Craddock e sua sede de vingança que não se importa em eliminar quem estiver no caminho para conseguir dar fim à vida de Jude Coyne.

Quando comecei a ler esse livro, achei que depois de terminar o guardaria e pronto, mas na realidade adorei a estória. Acho que os eventos sobrenaturais no final foram meio, digamos estranhos, do tipo: “como assim?” (não quero revelar spoilers). Mas nada que estragasse a conclusão (que eu inclusive gostei muito). Resumindo: valeu à pena. Eu recomendo.


 

A Estrada da Noite
Título Original: Heart-Shaped Box
Autor: Joe Hill
Tradução: Mário Molina
Páginas: 256
Editora: Arqueiro
Ano: 2007
Link do livro no Skoob: A Estrada da Noite 

30 comentários:

  1. Nossa lendo sua resenha percebo que deveria ter continuado a leitura desse livro, eu abandonei ele na página 100 exatamente kkk, estava insuportável acho que vou continuar a leitura !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu teria me arrependido bastante se não tivesse chegado até o final também. Depois que eles estão na estrada ficou muito melhor. Só o que estragou foi o detalhe sobrenatural no final, mas na verdade me lembrou bastante as estórias do papai do moço! XD Joe Hill não roubou, herdou o talento!

      Vou lá! Pode deixar!
      Beijussss;

      Excluir
  2. tenho esse livro parado aqui na estante, parece ser muito bom, eu ADORO suspense haha espero ler ele logo! haha

    beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O início como falei, achei meio lento, mas depois que eles pegam a estrada fica eletrizante!

      Beijusss;

      Excluir
  3. É um saco quando os personagens fazem você não gostar de um livro, mas a narrativa me pareceu interessante. Não conhecia o livro e o autor...vou anotar para pesquisar depois.

    A resenha ficou muito boa Helaina.

    Beijos - http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. No início foi assim, mas do meio pra frente me apaixonei pelo casal! ^^
      Veja lá! Pra mim valeu à pena. Esse é o mesmo autor de O Pacto. Pretendo ler esse livro também!

      Muito obrigada! Estava com medo de não ter ficado muito boa, mas que bom que ficou!

      Beijusss;

      Excluir
  4. Helaininha linda do meu coração. Nunca pensei que fosse ver uma resenha positiva sobre esse livro (devido ao li até a página 100 desse livro que voce fez na época). Filho do Stephen King pode ter começado meio mal mas terminou bem pelo jeito, né?:o Fiquei até com vontade de comprar, ta com promoçao no submarino rs
    OPAAA, e leia Scott Westerfeld, acho quevoce vai amar rsrs


    Um beijo
    Pâm - http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha medo de que continuasse ruim, mas ainda bem que melhorou. Do maio pre frente é bem mais emocionante.
      Na verdade acho que o final que ele deu para a estória foi um final típico que "papai" daria! XD Acho que ele está indo bem. Agora quero ler "O Pacto" pra tirar a dúvida!

      Vou anotar aqui e procurar sobre ele depois! Valeu pela dica!

      Beijusss;

      Excluir
  5. Olá, Helaina.
    Que bom que o final desse livro ficou melhor, hein? Eu nunca o li. Mas é muito chato quando você gasta dinheiro com um livro achando ser bom e não é: /
    Uma coisa parecida aconteceu comigo. Eu comprei o livro O Processo de Franz Kafka, eu ainda não consegui decidir se o livro é bom ou não, tem partes arrastadas, tem partes boas que fazem a leitura mais rápida.Eu cheguei agora em uma parte insuportável, até to lendo outro livro para aliviar a pressão ahahaahaha

    Beijos.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael!
      Pois é. É ruim quando a gente passa um tempão lendo um livro que acaba sendo ruim no final...
      Sei como é! Apesar desse ser um livro pequeno levei meses para ler de tanto que enrolei..rsrs..

      Beijusss;

      Excluir
  6. Olá.
    Postagem divulgada no Portal Teia
    Até mais

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhhhhhhhh quero muito esse livro. Adoro este estilo de escrita!

    Adorei seu blog, ja estou seguindo haha se puder fazer o mesmo! Vlw

    #Blog - Books Ever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo! É bom mesmo!

      Muito obrigada!! Com certeza!!
      Já estou indo lá pra conhecer!!

      Beijusss;

      Excluir
  8. Oie! Esse livro é muito bem divulgado e falado.
    Gostei da sua resenha super transparente.
    Odeio livros com palavras de baixo calão também, e muito menos com essas cisas de insinuação sexual.
    Além de que se a narrativa é arrastada e cheia de descrições (também não gosto disso kkkkk) prefiro não ler. :P
    E pelo que falou eu também odiaria esse Jude. Hahaha
    Que bom que no fim você acabou gostando do livro. ^^
    Beijos!
    http://leiturasdoedu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria que isso fosse avisado no livro. Não gosto desse tipo de surpresa.
      O início é bem arrastado mesmo. Mas depois melhora e muito!
      Pois é! Desse jeito nem me importei se o início não me agradou.

      Beijusss;

      Excluir
  9. Gostei da dica, minha mãe tem o livro.Ebaa!Rsrsr
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga, este livro eu não leria...
    Bom, acho que sabe que não é meu estilo de leitura, e lendo sua resenha eu percebi que não é para mim..
    Já tinha lido alguns comentários deste livro, mais tem muito tempo e nem lembrava mais.. Na época eu queria comprar alguns livros e ele estava na lista.. Os comentários me fizeram deixar o livro de lado..

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, é um suspense de tirar o fôlego (depois que passa da página 100). Eu achei que não ia gostar, mas acabei gostando! :D
      Ainda bem!

      Beijusss;

      Excluir
  11. Eu já tinha visto este livro vendendo nas livrarias a algum tempo, mas nunca peguei para ler a sinopse. Quando li aqui, realmente achei interessante, me cativou. Foi até estranho ler depois você dizendo que não era lá estas coisas.

    Fiquei curioso e vou ler também. Mas como você não parece ter dado cinco estrelas a ele, vou colocar no final da fila, rs.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me encantei muito com a sinopse, mas quase me decepcionei. Ainda bem que não! :)
      O livro é muito bom, os problemas foram a parte lenta no início e a "solução" encontrada para resolver o problema do fantasma que seguia Jude. Queria que tivesse sido mais detalhada... senti falta de alguma coisa...
      Os palavrões e as partes "sexuais" também me desestimularam um pouco, mas tudo isso é muito pessoal. Por isso recomendei na leitura no final do post! ^^

      Espero que você goste! Depois que ler me conte o que achou!

      Abraços;

      Excluir
  12. Tenho esse livro há séculos e nunca dei uma chance ao pobrezinho rsrs
    Acho a história super interessante e talvez aproveite sua resenha e opinião para tirar o pó dele e colocá-lo na lista de leitura...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! No final acabou me surpreendendo positivamente!
      Quando escrever a resenha me avise que eu quero ler! :)

      Beijusss;

      Excluir
  13. Oi Helaina o/
    adorei a sua resenha!
    sou louca para ler algum livro do Joe inclusive O Pacto e Estrada da Noite que já estão a algum tempo na minha lista de espera rs =)
    Apesar desse livro já ter sido resenhado lá no blog, pela Mica eu não sabia a fundo do que se tratava kkkk
    agora quero mais do que nunca ler =D
    Parabéns!!!!
    Obrigada pela visita lá no blog !!! \o/
    Tem resenha nova, se vc puder ir e
    deixar um comentário me deixaria muito feliz =D
    Bjão
    -Rê
    -Fallen In Me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero ler O Pacto agora! Apesar da lentidão que eu reclamei no início, gostei muito da história.
      Espero que goste!!
      Obrigada! :D

      Vou passar lá sem falta!!
      Beijuss;

      Excluir
  14. Nossa, eu sempre esqueço de colocar esse livro na lista de compras! Sempre o vejo e falo: "tenho que ler", mas sempre deixo pra lá. :(
    Vou mudar essa situação LOGO, você vai ver. :P

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que mude! E espero que goste!!
      Depois que resenhar não esquece de avisar pra eu ir lá ler!!

      Beijusss;

      Excluir
  15. tenho esse livro parado aqui na minha estante a um tempão hahaha preciso ler ele logo!!

    Beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demorei um pouquinho a pegar ele também, e demorei um pouquinho a me apaixonar, mas no fim adorei!!

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.