janeiro 05, 2013

[Resenha] O Mistério da Casa na Praia

Começando as resenhas desse ano, trago a vocês o livro da autora brasileira Nádia São Paulo. Não escolhi ler o livro ou escrever essa resenha apenas pelo fato da autora ser brasileira. Gosto de incentivar a literatura nacional, mas o que realmente me leva a ler um livro é a história interessante. A nacionalidade do autor, para mim, não influencia na hora da escolha. Mas, vamos à resenha.
Sinopse: Realidade, ou loucura? Morte acidental, ou homicídio? Que mistérios envolvem a casa onde Elizabete e sua família, irão morar? Essa é a história de Elizabete, seu marido Eduardo e a única filha do casal, a adolescente Ana Julia. Uma família muito divertida e bem-humorada, que está de mudança para Guarapari. Um belo balneário situado no estado do Espírito Santo. Acostumados com uma vida de mudanças, eles adoram imaginar como será a nova casa, quem serão os novos amigos, vizinhos, e o que o destino lhes reserva... Enfim, divertem-se imaginando o que virá pela frente. Mas, infelizmente, desta vez a aventura não será tão agradável como de costume. Eles farão parte de uma trama sobrenatural, cheia de suspense e aparições, onde terão que desvendar um grande mistério envolvendo a casa onde irão morar. Todo esse mistério acabará colocando em risco o bom relacionamento da família, a sanidade mental de Elizabete e a vida da jovem Ana Julia.
Depois que eu terminei de ler esse livro, a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi: eles precisam transformar esse livro em um filme. É algo assim que o cinema brasileiro precisa. Um suspense inteligente. Não esses filmes cheios de sexo e violência (nem assisto). Com histórias como essas é que a gente vê como os brasileiros tem criatividade, mas não é bem aproveitado. Vivemos em uma cultura que diz: “mas o povo não gosta disso”, sem ao menos dar oportunidade às pessoas de experimentar.

A leitura é bem fácil e o livro é fininho. Se eu fosse mais esperta acho que teria lido em no máximo 3 dias, mas como o calor está me deixando muito lenta, demorei bem mais. O suspense da história é mantido até o último capítulo, o que ajuda ainda mais na vontade de devorar o livro.

O único aspecto que me incomodou no livro foi algo muito pessoal. Não chega a ser algo negativo, ou mal escrito, mas a alegria e união da família Elizabete, Eduardo e Ana Júlia pareceu pouco realista pra mim. Eles estão sempre brincando, se abraçando, cheios de carinhos uns com os outros. Fiquei com aquela imagem de comercial de margarina na cabeça. Mas acho que isso é só cisma minha. A família se ama e demonstra, é só isso.

Quem gosta de um bom mistério eu recomendo O Mistério da Casa na Praia. Talvez você não perca o sono (estou acostumada com histórias de terror), mas com certeza vai se envolver com esse ótimo mistério e não vai parar de ler até descobrir qual é o segredo que essa casa esconde.

O Mistério da Casa na Praia
Autora: Nádia São Paulo
Páginas: 224
Editora: Novo Século Editora
Ano: 2012
Link do livro no Skoob: O Mistério da Casa na Praia
 
Atualização: Infelizmente esse livro não está mais disponível em todas as lojas online. Para encontrá-lo recomendo acessar sua página no Skoob no link acima e na aba de preços, pois eles mantém um cadastro atualizado com mais regularidade.

24 comentários:

  1. Floor, to precisando falar com você sobre o amigo secreto entre blogs! Se puder ver seu e-mail! =DD Beeijos

    ResponderExcluir
  2. Ok, agora comentando a resenha (que feio da minha parte!! :x)

    Adorei a resenha e sem dúvida vou ler esse livro! Gosto do seu incentivo a literatura nacional e ainda estou esperando minha resenha hein ;) hehe
    Enfim, gostei dos pontos que você abordou, e a ideia do livro ser transformado em filme indica que realmente é bom!

    Bom, quanto a família estar sempre brincando... Até concordo, a minha é assim, mas vez ou outra há discussões. A autora chega a abordar isso? O.o Com certeza ficaria mais realista ^^

    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi desespero pra me encontrar... hahahaha... :P
      Pode deixar que a sua está na fila! (Mas primeiro tenho que escrever o post do amigo secreto..)
      Sabe, senti isso enquanto lia. Ia ser aqueles filmes de suspense, mas nada apelativo e com uma boa estória. Isso filmado ficaria muito bom!

      Bom, quando começam a acontecer as "coisas" que acontecem no livro eles ficam meio tensos, mas antes, quando tudo era normal, esse parece ser o normal deles. Me pareceu uma família ideal... acho essa ideia tão difícil... acredito mais no guarda-roupa que leva pra Nárnia... Mas esse detalhe não estraga a estória não! ^^

      Beijussss;

      Excluir
  3. Pela sinopse, sua resenha e video, achei o livro bastante instigante! A curiosidade já foi levemente tocada e começa a pedir para ser sanada... Gostei muito da recomendação e concordo com a sua opinião a respeito do cinema brasileiro - que possui obras ótimas, mas que anda perdendo tempo com futilidades....
    Valeu a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado!
      Se ler um dia me diz o que achou! ^^

      Beijusss;

      Excluir
  4. Olá Helaina!
    É muito bom incentivar a leitura de livros de autores brasileiros. Adoro um suspense e esse parece ser maravilhoso. Adorei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália! ^^
      Esse livro me surpreendeu muito positivamente. Li sem expectativas, mas me prendeu do início ao fim!

      Beijusss;

      Excluir
  5. Nossa, eu amooo um suspense e como você mesmo citou quanto maior e mais demorado para revelar melhor... Não consigo desgrudar o olho quando encontro um livro assim.
    Dica anotada!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Pois é! E esse livro foi uma agradável surpresa! Queria encontrar mais livros da autora pra ler.

      Abraço;

      Excluir
  6. Olá!
    Muito bom poder conhecer mais uma história escrita por um autor nacional.
    Não conhecia o livro mas fiquei muito curiosa pois envolve dois elementos que eu adoro, suspense e sobrenatural.
    E se você disse que é o tipo de livro que deveria virar filme é porque realmente deve ser muito bom! Com certeza irei ler se tiver oportunidade.
    Beijos.


    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Esse livro foi uma agradável surpresa. Uma pena não ter conseguido ler mais nada da autora depois desse.
      Daria um filme ótimo!

      Beujusss;

      Excluir
  7. Olá Helaina, gosto de livros assim com ar de mistério, a capa faz jus a sinopse que chamou muito a minha atenção. Um ponto que vc citou na resenha sobre o amor da família ser exagerado, eu concordo com vc, já li um livro assim e achei bem forçado. Mas faz parte né. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle!
      Dos males o menor. Pelo que me lembro eles parecem uma família de filme, mas não é nada que atrapalhe a história. Vale muito à pena ler!

      Beijusss;

      Excluir
  8. Ola Helaina morri de rir com seu comentária da família comercial de Doriana kkkk, ninguém é feliz o tempo todo mesmo, o que seriam de nós sem os problemas que nos fortalece?, voltando a resenha amei a premissa e pelo visto te prendeu a leitura e o suspense, o que adoro. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce!!
      Mas que parecia, parecia... hahahaha... Mas pode ficar tranquila que isso não estraga a história. O suspense está lá e se mantém até o último minuto.
      Espero que você leia e goste! ;)

      Beijusss;

      Excluir
  9. Oiiie
    Nossa, parece ser um livro bem legal e eu gosto de gêneros assim para ler ás vezes e sair da mesmice, acho que leria esse para finalmente descobrir o mistério haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      É uma boa leitura e bem rápida! Eu não me arrependi de ler!

      Beijusss;

      Excluir
  10. Oi Helaina, tudo bom?
    Gostei da indicação, pois gosto de conhecer novos livros nacionais. Curti a premissa por causa do mistério da narrativa, algo que adoro nos livros. Ah, eu também me incomodaria com o excesso de fofura dessa família.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! ^^
      Tudo bem comigo, e com você?
      É um livro muito bom. Não precisa se preocupar que o excesso de fofura não é suficiente para estragar a história.

      Beijusss;

      Excluir
  11. oi Helainda, tudo bem?
    não conhecia o livro, mas achei a proposta interessante. Realmente, histórias assim dariam bons livros, mas nosso cinema nacional só parece ter filmes violentos ou comédias com cara de seriado de terça da Globo, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! ^^
      Tudo bem comigo, e com você?
      Esse livro é muito bom. Queria ter lido mais livros da autora, mas não consegui encontrar.
      Pois é. Depois reclamam que o brasileiro não valoriza o cinema nacional, mas quando foi que teve um filme bom de terror ou uma fantasia? Se teve eles divulgaram bem pouco.

      Beijusss;

      Excluir
  12. Olá... tudo bem???
    Eu também sou assim com as escolhas dos livros... não olho muito para a nacionalidade, mas é claro que faço questão de destacar que é nacional para incentivar a nossa literatura que tem muitas riquezas por ai a fora, esperando por uma oportunidade. Eu adoro um livro de suspense e mistério e a capa já traduz isso aos meus olhos... sua resenha instigou a minha curiosidade e é uma pena a dificuldade em encontrar o livro... espero que na cultura não esteja tão caro... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Tudo bem, e você?
      Isso aí! Eu leio o que me dá vontade, mas se encontro um autor nacional com uma escrita tão boa quanto a dela quero divulgar muito.
      Pois é. Eu fiz uma pesquisa rápida e parece que a autora não lançou mais nada e nem uma segunda edição desse... uma pena. Ela tem uma escrita ótima.

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.