outubro 20, 2012

[Curiosidade] Quando surgiu o Horário de Verão

Hoje à meia noite teremos que adiantar nossos relógios em uma hora. Tem gente que detesta tem gente que ama (EU AMO), mas a opinião de cada um não vai contar muito. Gostando ou não, domingo começa a valer o horário de verão.


Apesar desse horário ser antigo conhecido nosso ele não tem origem brasileira. Quem o concebeu foi Benjamin Franklin, mas a ideia não foi aceita assim tão facilmente. Deem só uma olhada no que aconteceu:

Horário de verão é a alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. O procedimento é adotado costumeiramente durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol, daí o nome em português. Em inglês, por exemplo, o termo "Daylight saving time" (Horário de economia com luz do dia, em tradução livre) enfatiza a função prática da operação.

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. Mas sua ideia não sensibilizou nem o governo do seu país, nem o da França, onde foi publicado um artigo seu sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão. Mais tarde, em 1907, William Willett, da Sociedade Astronômica Real tentou persuadir, sem sucesso, a sociedade britânica a adotar a prática. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como medida para economizar carvão.

O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1 de outubro de 1931, através do decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Houve vários períodos em que este horário não foi adotado.

Atualmente, o horário de verão é adotado nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste. Depois de oito anos sem adotá-lo, o estado da Bahia, no Nordeste, voltou a adotar o horário de verão em 2011. Desde 2008, o início é no terceiro domingo de outubro, e o final no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando este coincide com o carnaval, sendo então o horário prorrogado em uma semana.

Tramitam na Câmara dos Deputados três projetos de lei que pretendem abolir o horário de verão no Brasil. A justificativa apresentada é que os benefícios com a redução da carga máxima de energia elétrica em horário de pico não atingem a maior parte dos cidadãos, enquanto que os prejuízos à saúde e à segurança pública afetam principalmente pessoas que precisam acordar cedo e ir à escola ou ao trabalho enquanto as ruas ainda estão escuras.

Fontes:

Bom, minha saúde nunca foi afetada pelo horário de verão. Pelo contrário. Minha energia vai mais longe por ainda receber iluminação do sol. Agora em relação a segurança, é um algo que eu não tinha pensado.

De qualquer forma, lá vem o horário de verão. Alegria de uns, tristeza de outros. O jeito é se acostumar com ele ou sofrer com as consequências até 17 de Fevereiro de 2013.

Eu vou aproveitar para tomar sorvete e ler ao ar livre! E vocês?

8 comentários:

  1. Oi Helaina (: Eu sou do tipo que não curte muito horário de verão, e graças a Deus não tem aqui em Fortaleza! Não sabia da história do horário de verão, foi muito legal saber um pouquinho mais sobre ele! Eu sempre pensei na questão da segurança , mas no tempo que tinha aqui, minha saúde nunca foi afetada por causa dele! Mesmo sem horário de verão vou aproveitar pra tomar bastante sorvete, porque... Ah, não tem que ter um porque pra tomar sorvete né? HAUHSUAHSUAH

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - MicaScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro!!
      Quem precisa de pretexto pra ler e tomar sorvete?? ^^

      Vou lá daqui a pouco!!
      Beijussss;

      Excluir
  2. Aaah não curto horário de verão, Helaina :(
    Nosso sistema está acostumado com uma rotina, e uma hora a menos faz a diferença (pelo menos pra mim!!!).

    Enfim, temos que seguir! É péssimo para quem acorda cedo né... mas não estou mais nesse grupo (até quando eu não sei hahahaha)

    Beijos! Super informativo e legal o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado. Pra mim não faz.. ^^

      Com certeza!!

      Fico feliz que tenha gostado!!
      Beijusss;

      Excluir
  3. Olá! Eu não conhecia a história não. Legal saber. E eu gosto deste horário.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro!!

      Que bom te ver por aqui novamente!!
      Beijusss;

      Excluir
  4. Eu gosto do horário de verão principalmente quando ele acaba KKK
    Não sabia que já tinha há tanto tempo assim :O
    adorei conhecer a história *o*

    obrigada, fofa!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha....
      Pois é! Eu nem sabia que ele não era apenas brasileiro, apesar de que eu já desconfiava! ^^

      Beijussss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.