agosto 23, 2012

[Resenha] O Circo da Noite

“Le Cirque des Rêves - O circo dos sonhos”


É com um prazer muito maior do que eu imaginei que escrevo a resenha desse livro. Quando comecei a lê-lo, fiquei empolgada, mesmo tendo lido uma ou outra resenha contra. Com o tempo, fui percebendo o motivo de tanta gente estar se queixando do livro, mas agora, depois de lê-lo da primeira a última página, eu fico muito feliz de não ter desistido. E super recomendo para quem gosta de cenários maravilhosos que quase podem ser tocados com as mãos.

O circo chega sem aviso. Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava.

Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber dentro de uma pequena caixa de vidro ou deixe-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar.

Bem-vindo a “Le Cirque des Rêves”.

Por trás de todos os truques e encantos, porém uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Célia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo arquitetado por seus temperamentais instrutores. Sem que os competidores saibam, apenas um deles sobreviverá, e o picadeiro é somente o palco para uma memorável batalha de habilidades.

À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia alcançam novos níveis. O jogo prossegue e toda trupe - o excêntrico proprietário, a elusiva contorcionista, a mística vidente e os dois gêmeos nascidos nos bastidores - é arrebatada por uma onda de feitiços e encantamentos.

Alheios ao terrível desfecho que os aguarda, Célia e Marco encaram tudo não como uma competição, mas como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça no amor. Um amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que as suas mãos se tocam.


Depois de ler o livro e o resumo na contracapa comecei a entender porque tanta gente se queixou do livro. Parece que a história gira em torno do casal Célia e Marco e que eles lutam durante todo o livro. Aí está o engano. O personagem principal do livro não é o casal nem nenhum outro artista, é o próprio circo. Por isso muita gente reclama que há muitas descrições sobre o circo, mas é o que geralmente se espera do personagem principal. Que ele seja o mais citado no livro. Apenas no final entende-se porque o circo foi o personagem principal dessa história.

Em relação ao romance, ele existe e fica mais claro a partir da metade do livro, mas se ao ler a história sua intenção for ver um casal romântico cheio de carinhos e beijinhos o tempo todo, esqueça. O Circo da Noite não é assim.

Eu recomendo esse livro para quem gosta de ler sobre cenários mágicos muito bem descritos (é verdade que dá para praticamente sentir o cheiro do caramelo), com uma história envolvente e um desfecho perfeito.

Durante o livro, além de Célia e Marco, também acompanhamos a história da vidente, Isobel, dos gêmeos, Widget e Poppet com o novo amigo, Bailey e a nossa própria. Isso mesmo. Nós também somos personagens da história.

O livro é disposto da seguinte forma: tem capítulos que remetem à história de Marco e Célia e deles com os outros personagens em um período anterior ao que seria corrente no livro (1903, data no final do livro), outros capítulos, referentes à história de Bailey e os gêmeos, são mais recentes ao ano citado o final do livro, e há pequenas introduções que guiam uma visita nossa ao circo. Esses fragmentos do texto são atemporais e descrevem o circo como se nós estivéssemos dentro dele.

Sim, a princípio é um pouco confuso de se acompanhar duas histórias que acontecem em épocas diferentes ao mesmo tempo. Mas é só persistir na leitura que no final que nada fica sem explicação e acho que essa é uma das melhores características do livro. Quando chegamos ao final, há uma conclusão. E é linda. Okay, vou parar de falar antes que eu conte o final.

Abra ao cair da noite
Fecha ao amanhecer


Fazendo jus ao título, toda a ação no circo acontece à noite. O circo chega sem aviso e onde antes havia um terreno vazio surge um circo monocromático como tudo dentro dele, incluindo a roupa dos artistas. Tudo em preto e branco. A exceção são os cabelos ruivos dos gêmeos Widget e Poppet, mas eles estão sempre cobertos durante as apresentações dos irmãos.

Para saber mais eu recomendo que vocês leiam o livro, senão vou acabar estragando todas as surpresas da história. O Circo da Noite é um livro grande e de leitura que pode ser um tanto lenta dado ao grande volume de descrições, mas em minha opinião todas as descrições são muito bem vindas e bem feitas. Ler esse livro é como olhar um álbum de fotos.

Uma coisa que eu não posso deixar de falar também é da beleza do livro. O trabalho da editora Intrínseca foi perfeito. Logo de princípio o que me chamou a atenção no livro foi a capa. Todo preto com desenhos em branco e alguns toques de vermelho e arabescos brilhantes em volta do título esse é um livro que chama a atenção pela capa. Por dentro também o livro é muito bem acabado. Páginas pretas e com pequenas estrelas desenhadas dividem os grandes momentos do livro.

Já ouvi dizer que havia interesse em transportar essa história para o cinema, mas não sei se isso acontecerá. A única certeza que eu tenho que se isso acontecer, e eles conseguirem fazer direito, será um filme muito bonito de se ver.

O Circo da Noite
Título Original: The Night Circus
Autora: Erin Morgenstern
Tradução: Claudio Carina
Páginas: 368
Editora: Intrínseca
Link do livro no Skoob: O Circo da Noite

24 comentários:

  1. Nossa que interessante! Encantamentos, romance e uma forma diferente de escrever: adorei! :D

    Depois que eu ler todos os livros que estão na lista de espera vou acrescentar esse!

    Beijos!
    http://luenealves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi linda eu amei a sua resenha tu conseguiu defender o livro muito bem! A capa desse livro é linda e a história é bem interessante acho que vale a pena ler sim! Mil Beijos! *-----*
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quase abandonei ele, mas quando cheguei ao final, e amei, tinha que defendê-lo!

      Beijusss;

      Excluir
  3. MUito bem, obrigado com detonar com a minha vida toda vez que eu olho pros meus livros e não vejo esse entre eles. Eu já queria ler, mas não andava dando tanta atenção mais a ele e agora... Agora simplesmente NECESSITO compra-lo. Adorei a resenha, me deixou abobalhada *----*

    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      O livro é um pouco lento e tem que ter paciência pra ler, mas no final vale à pena!

      Beijusss;

      Excluir
  4. Já vi esse livro na livraria, é realmente lindo e, por isso, quase o levei. Parece ser um daqueles livros que tem um tom meio 'mágico' e 'fantástico', né? Adoro coisas assim, acho que iria adorar o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem essa característica sim. E o legal é que a impressão que dá é que tudo poderia acontecer na realidade!

      Beijusss;

      Excluir
  5. Oie!

    Adorei sua resenha, ainda não tinha lido com detalhes um pouco mais profundos sobre o livro. Na verdade, não lembro nem de ter lido algo mais adentro da história do livro.

    Já tem um tempo que eu adicionei este livro à minha listinha, só ainda não tive a oportunidade de lê-lo. E, realmente, o enredo me parece intrigante, por isso quis ler para saber mais do que se trata.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Esse livro realmente me surpreendeu!

      Beijusss;

      Excluir
  6. Oie
    amei seu blog e já estou seguindo.
    Finalmente mais um leitor que entendeu o livro \o/
    eu tmb amei a magia que a autora transporta para as páginas. O romance é realmente bem sutil, mas eu adorei cada detalhe.
    BJos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :D
      Não é um livro fácil de entender, realmente. Se pegá-lo esperando um romance clássico de dois personagens, ou um triângulo, que é o que temos nesse livro, a pessoa se arrepende... mas acho que o resumo na contracapa tem sua parcela de culpa!

      Beijusss;

      Excluir
  7. oi amiga, gostei muito da resenha, mais eu não compraria este livro, gosto de cenas de romance, gosto de livros que te prendam do inicio ao fim... e acho que não vou me prender a este..

    bjs
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro até tem cenas de romance, mas são bem poucas.
      Quanto à prender, bem, é difícil (pelo menos pra mim) abandonar um livro sem ler até o fim, mas até a metade esse é bem lento e por isso talvez possa causar essa dispersão...

      Beijussss;

      Excluir
  8. Oiii ^.^ eu to TÃO ansiosa pra ler esse livro, tãaaaaaao livro, já li resenhas tão positivas sobre ele, e a capa em si já é um ponto positivo, né? kkk já me disseram também que é um livro 'ame ou odeie' e eu já acho que pra mim vai ser do tipo 'ame' porque né, nem comecei a ler e já sou gamada nele kkkkkkk

    Agente já postou resenha lá, quer ler? Desde já obrigada!
    http://falleninme.blogspot.com/
    - Mica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Foi o que me atraiu primeiro!
      Acho que é isso mesmo!! rsrsrs...

      Assim que puder darei uma passadinha por lá!

      Beijussss;

      Excluir
  9. Oi flor,
    Apesar de se uma historia interessante e diferente nao me chama tanto atenção assim a ponto de eu querer ler ela...rsrs
    Bjs
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro tem prós e contras, mas no final das contas eu bem que gostei!

      Beijusss;

      Excluir
  10. Estou louca pra ler este livro, esta na minha lista de leitura faz um tempinhooo. adorei sua resenha. bjs
    seguindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é realmente muito bom!!
      Vale à pena!!

      Beijusss;
      Obrigada! ;)

      Excluir
  11. Eu já li várias resenhas negativas sobre ele! Mas acredito que depois da sua mudei de ideia e vou ler! kkk


    Seguindo aqui!
    Te convido a conhecer meu blog! Se gostar segue lá?

    http://devotedforbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li algumas resenhas negativas sobre esse livro, mas acho que isso é causado por uma expectativa equivocada que se faz dele.
      Se esperar muitas cenas de romance, como eu disse, vai se arrepender. Masa estória é linda mesmo assim! ^^

      Obrigada!! :D
      Vou lá no seu blog já,já!!
      Beijussss;

      Excluir
  12. Que resenha deliciosa! :) Obrigada por comentar no meu blog, vc disse que tinha um e acabei de ler a resenha! Eu confesso que não queria passar perto desse livro devido as resenhas, mas também, assim como vc, tinha ouvido resenhas ruins e boas. Agora eu quero muito ler :). Continue com resenhas assim :D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! :D
      De nada!
      Esse livro é muito assim. Ou você ama ou detesta. Talvez seja por isso que não conseguiu forças para ir para as telonas... uma pena, né?!

      Obrigada!! Farei sempre o meu melhor!
      Beijussss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.