março 16, 2012

[Especial] Ler é a maior viagem!

Um dia estava navegando à toa pela internet e vendo fotos e comentários de várias pessoas pelo Facebook quando me veio essa frase: "Quer fugir um pouco da sua realidade? Não use drogas, leia um livro!”.

Logo encontrei na internet uma foto que fizesse jus à frase e postei no Facebook. Desde então já foram muitos compartilhamentos. Mas ainda fico pensando. Quantas pessoas realmente fazer isso. Trocam a droga, qualquer tipo, lícita ou ilícita, por um livro. Quantas pessoas conseguem realmente viajar nas páginas e fazer amizade com os personagens? Eu consigo. Sempre foi natural para mim. Desde sempre minha mãe me colocou em contato com os livros. Mesmo antes que eu aprendesse a ler eu estava com eles. Olhando as figuras, construindo estradas, castelos com os de capa dura e depois à medida que eu fui aprendendo a desvendar o mistério por trás de cada palavra, passei a me divertir mais ainda!

No entanto, fico pensando. Quantas pessoas continuam apenas sendo alfabetizadas. Quantas continuam sendo obrigadas a ler o que não querem e terminam por não gostar de ler?

Uma vez perguntei a meu professor de biologia do 3º ano do ensino médio, Wander Gomes, que sempre nos incentivava a ler se era um problema ficar lendo revistas em quadrinhos, porque às vezes era só o que eu queria ler. Ele me respondeu que qualquer leitura era válida. E eu dou razão a ele. Se você nunca ler um livro ruim, como saberá quais são bons? Se não ler o que a maioria está lendo (não sempre, mas pelo menos uma vez na vida), como vai entender a forma como as pessoas agem. E se não ler, como vai apanhar gosto pela leitura.

Ler é uma coisa, como muitas outras, que fica mais fácil à medida que se pratica e deve ser incentivada não só à criança, mas também ao adulto. Sem desculpa que falta tempo. Todo mundo consegue reservar uma horinha na sua semana, por mais corrida que seja, para o lazer, reserve alguns minutinhos para ler. Nem reclamar que não tem dinheiro para comprar livros. Essa desculpa não cola mais. Livros podem ser alugados (de graça ou a preços pequenos), e há muito para se ler na internet (inclusive o site da turma da Mônica oferece quadrinhos para serem lidos gratuitamente).

Meu conselho é leiam! Leiam bastante!

"A leitura é para a inteligência o que é o exercício para o corpo."
(Joseph Addison)


"Momento Merchã": Quem quiser algo de graça para ler na internet, recomendo meu blog Universo Invisível! Lá posto vários contos, crônicas e outros textos que eu escrevo sobre os mais variados gêneros! Espero vocês lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.